Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Portugal - Investigadores da Universidade de Aveiro criaram microgerador eólico para aquecimento de águas sanitárias

Os investigadores Luís Ruivo, Michael Russo e Rúben Lourenço, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (DAO-UA) desenvolveram um microgerador eólico para a produção de águas quentes sanitárias (AQS) em zonas urbanas. O protótipo foi testado no túnel de vento do DAO e vai estar em exposição em outubro, no Techdays Aveiro 2019



Em determinados meios urbanos o potencial eólico é superior ao solar e pode ser convertido (indiretamente) em energia térmica. Este conceito, designado por Power to Heat, baseia-se na conversão da energia cinética associada ao vento em energia elétrica, sendo a última posteriormente convertida em energia térmica.  Apesar do potencial evidenciado, este conceito tem sido proposto numa perspetiva de produção centralizada (District Heating), não existindo no mercado soluções de pequena escala dedicadas à produção de energia térmica para Águas Quentes Sanitárias (AQS).

No âmbito do projeto CAMPUS TEC – Programa de Transferência de Conhecimento e Resultados de I&D da Universidade de Aveiro, um projeto cofinanciado pelo PORTUGAL 2020, através do CENTRO 2020, a candidatura dos três investigadores do DAO-UA foi selecionada para prova de conceito. Neste sentido, foi desenvolvido um microgerador eólico para a produção de águas quentes sanitárias em zonas urbanas, tendo o protótipo sido testado em túnel de vento, no Departamento de Ambiente e Ordenamento.

A comercialização desta invenção é para já apenas uma possibilidade futura. “Agora que sabemos que este conceito tem potencial vamos refinar o design geral. Por isso, o próximo passo é fazer simulações numéricas com modelos de computational fluid dynamics (CFD) para otimizar a forma das pás e estrutura envolvente”, explica Michael Russo, acrescentando: “Depois podemos testar alguns designs para funcionarem melhor nas simulações, mas em pequena escala (impresso em 3D), num outro túnel de vento mais pequeno que temos aqui no DAO, antes de passar ao fabrico em escala real. Também queremos apostar em materiais mais ecológicos e soluções que nos permitam ter preços finais mais competitivos”.

O microgerador vai estar em exposição no Techdays Aveiro 2019, que decorre entre 10 e 12 de outubro, no Aveiro Expo – Parque de Exposições de Aveiro, sendo “uma oportunidade para arranjar contactos, avaliar o mercado e perceber o interesse do público.”, conclui Michael Russo. Universidade de Aveiro - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário