Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Angola - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz - Bienal de Luanda

A Embaixada de Angola na Etiópia promoveu, recentemente, um encontro com as missões diplomáticas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditadas na capital etíope, Addis Abeba, às quais transmitiu informações sobre o Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz - Bienal de Luanda, a decorrer de 18 a 22 de setembro



A Bienal visa, entre outros aspetos, a criação de um movimento africano que possa disseminar a importância da cultura de paz, tendo em conta o desenvolvimento e afirmação dos países africanos em vários domínios, particularmente na defesa dos direitos humanos e das minorias, assim como o combate à corrupção.

A realização em Angola do evento prova a vontade política do Executivo em estabelecer uma cooperação cada vez mais estreita com a Unesco, com vista à promoção de uma verdadeira cultura de paz em África. A iniciativa também representa o reconhecimento do exemplo de Angola no fortalecimento da paz e reconciliação nacional.

Participaram na reunião, orientada pelo embaixador Francisco da Cruz, os homólogos de Portugal e do Brasil, um representante da Guiné Equatorial, assim como a diretora do Escritório de Ligação da Unesco com a União Africana, Ana Elisa Afonso, parceira do Governo angolano e da União Africana na realização da Bienal.

O diplomata realçou que o compromisso de Angola albergar o Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz - Bienal de Luanda foi reafirmado pelo Presidente João Lourenço, durante a visita oficial à França, em maio de 2018, quando se reuniu com a diretora-geral da Unesco. In “Revista Port. Com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário