Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Timor-Leste – Inauguração do Centro de Direitos Humanos

DÍLI – A Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) inaugurou, esta terça-feira, o Centro de Direitos Humanos.

Marcaram presença na cerimónia de inauguração elementos que fazem parte da estrutura da universidade, da Faculdade de Ciências Sociais, docentes, estudantes, incluindo o Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta. O ex-diplomata disse, à margem da inauguração, que o Centro de Direitos Humanos da UNTL agora inaugurado proporcionará a todos os jovens a oportunidade de adquirirem novas competências sobre a área dos direitos humanos.

Além disso, segundo Ramos-Horta, representará um centro importante para toda a região do Sudeste Asiático, quando Timor-Leste aderir à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

“Devemos ficar orgulhosos em afirmar que Timor-Leste dispõe agora de um Centro de Direitos Humanos adequado e que oferece condições a todos os interessados. Como é sabido, alguns países da ASEAN não possuem um centro de direitos humanos, pelo que devemos ficar muito entusiasmados com este novo centro”, afirmou o líder nacional timorense, durante o seu discurso, que decorreu no Campus da FCS, em Caicoli, Díli.

O Prémio Nobel da Paz timorense congratulou-se ainda com o facto de a UNTL ter efetuado a inauguração deste novo centro.

“Parabéns e quero dar o meu agradecimento, em meu nome e de outros líderes, à universidade, aos jovens, incluindo ao Global Campus of Human Rights bem como à União Europeia por nos terem dado esta oportunidade”, disse.

“A todos os jovens que vão poder usufruir deste centro, peço que aproveitem bem esta oportunidade para estudarem e conhecerem melhor o nosso direito bem como a responsabilidade do Estado”, referiu o ex-diplomata.

José Ramos-Horta acrescentou que a sua presença na inauguração do Centro de Estudo de Direitos Humanos se deve ao facto de ter sido convidado pelo reitor na qualidade de anfitrião.

“A realização desta iniciativa deve-se ao contributo do Campus and Humang Rights, em colaboração com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e e a União Europeia. Todos eles disponibilizaram verbas para a criação deste centro”, afirmou.

O ex-diplomata referiu também que o centro agora inaugurado constitui um espaço importante, onde serão disponibilizadas formações destinadas a jovens estudantes, sociedade civil para adquirirem mais conhecimentos sobre os diversos tratados então estabelecidos. Em 2002, lembrou Ramos-Horta, Timor-Leste demonstrou o seu compromisso em ratificar todos os tratados considerados fundamentais para o país.

A inauguração do Centro de Estudo de Direitos Humanos da UNTL recebeu o apoio da União Europeia que financiou a obra com 425 mil euros (485 mil dólares americanos), celebrada, no dia 27 de dezembro de 2018, no Hotel Timor. Esta iniciativa visa a inserção da rede global das universidades de modo a promover o intercâmbio de estudantes em atividades de investigação. Nélia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário