Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Indonésia - Aprendizagem: Bom para os trabalhadores, bom para a indústria

Um programa de aprendizagem setorial em andamento na Indonésia está a criar oportunidades de emprego para os jovens trabalhadores e uma nova geração de trabalhadores para a indústria



Indonésia - Com 19 anos de idade, Arif Riri Alfiansyah habilmente monta peças de automóveis, enquanto Komarudin, da mesma idade, instala partes das portas traseiras. Eles são dois dos 400 estagiários que este ano estão a estudar por um período de seis meses na PT Toyota Motor Manufacturing Indonésia (PT TMMIN), localizada em Karawang, Java Ocidental.

“Depois de me receber e antes de me inscrever no programa de aprendizagem, trabalhei cinco meses como operário de construção. Foi melhor do que estar desempregado”, diz Alfiansyah. Depois de se formar numa escola técnica e de se especializar em mecânica, ele imediatamente dirigiu-se ao Escritório Provincial de Recursos Humanos de Karawang. Lá aprendeu sobre o programa de aprendizagem do PT TMMIN.

Superou o processo de seleção, no qual ele competiu com outros 300 candidatos, Alfiansyah já completou seis semanas no programa. "Agora eu sei como instalar o isolamento das carrocerias e encher o motor com óleo", disse ele.

Komarudin também conseguiu juntar-se ao programa. Com a orientação de um tutor e um instrutor, passou um mês a aprender a montagem do carro seguindo os módulos pedagógicos teóricos, antes de começar a formação prática no local de trabalho da fábrica.



"No início, o meu ritmo de trabalho era lento", afirmou. “Só conseguia completar 10 carros por turno, agora eu faço pelo menos 30”.

Colaboração entre o governo e a indústria automóvel

No âmbito do projecto conjunto das Nações Unidas, "Plataformas de Soluções Integradas: Educação e Formação Técnicas e Profissionais (TVET) - Colaboração com a Indústria", a Organização Internacional do Trabalho está a documentar as melhores práticas em parceria e colaboração entre as escolas de formação profissional e os centros de capacitação. O objetivo do projeto é promover a cooperação entre a indústria e a TVET para reduzir a falta de correspondência de qualificações com o mercado de trabalho e promover a participação no financiamento das despesas correspondentes entre o governo e o setor privado.



Michiko Miyamoto, diretor do escritório da OIT na Indonésia, enfatiza o importante papel da indústria na formulação de programas de aprendizagem. “A indústria e seus setores são os que melhor conhecem as competências necessárias e têm capacidade e recursos para implementar este programa. Isso beneficia todas as partes interessadas, porque os trabalhadores obtêm as habilitações necessárias e cada setor obtém funcionários competentes”, diz Michiko.

Desde 2016, o governo indonésio promoveu o programa de aprendizagem industrial como um método para melhorar as competências laborais dos jovens indonésios, particularmente os que se formam em centros de formação profissional e de formação.

Através do Ministério de Recursos Humanos, concentrou-se na formação profissional e na capacitação como uma das medidas de apoio ao desenvolvimento inclusivo e ao crescimento económico nacional.

“O princípio orientador da formação profissional é a prática. O melhor lugar para praticar é o setor, onde os aprendizes ganham experiência real no mundo do trabalho. É diferente da formação prática oferecida pelos centros de formação profissional”, explica Bambang Satrio Lelono, diretor-geral da área de Colocação, Formação e Produtividade do Ministério de Recursos Humanos.

Uma nova geração de trabalhadores

No próximo ano, o número de participantes no programa de formação da Toyota será aumentado para 700. Os formandos recebem uniformes, a identificação correspondente, equipamentos de segurança, subsídio de transporte, além de seguro de saúde. Ao fim de seis meses, submetem-se a uma prova de competência e, caso a superem, recebem um certificado.

“Organizamos este programa profissional porque isto beneficia a empresa. Além disso, desejamos ajudar o Governo da Indonésia a desenvolver os recursos humanos do país. Graças a este programa, obtêm-se trabalhadores competentes que, posteriormente, aumentarão a produtividade da empresa”, afirma Amirul Chusni, chefe de divisão do Centro de Formação da PT TMMIN.

Rama Wijaya é um ex-aprendiz que atualmente trabalha no Departamento de Logística da PT TMMIN. “O programa de aprendizagem ensina-nos a sermos bons funcionários, sempre dispostos a trabalhar”, refere Wijaya. "Além disso, permitiu-me ajudar a sustentar a minha família. "Organização Internacional do Trabalho"

Sem comentários:

Enviar um comentário