Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Cabo Verde - Compromisso em cumprir o ODS’2030 com políticas prioritárias para a juventude



Cidade da Praia – O Governo reafirmou o seu “firme compromisso” em cumprir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’2030), alinhados com o Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentado, e que vão ao encontro dos objectivos alinhavados para o País com políticas prioritárias para juventude.

O ministro do Estado e dos Assuntos Parlamentares deu estas garantias hoje durante o painel “Políticas Públicas para a Juventude”, realizado na Assembleia Nacional no quadro da reunião descentralizada do Parlamento Pan-Africano e revelou quatro grandes objectivos para Cabo Verde.

Fernando Elísio Freire apontou a necessidade de fazer de Cabo Verde uma economia de circulação no Atlântico Médio, garantir a sustentabilidade económica e ambiental, assegurar a inclusão social e a redução das desigualdades e assimetrias, bem como o reforço da soberania, mediante a valorização da democracia e orientado a diplomacia para os desafios do desenvolvimento do país.

Considerou que esses objectivos só serão atingidos com a inclusão dos jovens e a participarem activamente, porquanto representam 70% da população cabo-verdiana que se traduzem “em mais de 35 por cento da mão-de-obra efectiva”, razão pela qual realçou que os jovens devem ser prioridades máximas de qualquer governo.

Aos parlamentares africanos afiançou que aos jovens devem ser reforçados todas as liberdades e preservadas para que se sintam totalmente incluídos e com esperança num futuro melhor, focalizado na criação de condições para o desenvolvimento do empreendedorismo e da classe empresarial, para que possam ser líderes do processo de mudança em Cabo Verde.

Para o governante, os jovens constituem os principais beneficiários do cumprimento dos 17 Objectivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e assevera que esta camada deve ser dada uma atenção especial quanto mais não seja a África um continente com cerca de 60 porcento da sua população considerada jovem e que engloba mais de 30 por cento da mão-de-obra disponível.

Afirmou que esta prioridade deve ser compartilhada, em que o Estado garanta a igualdade de oportunidades entre gerações e assumir a importância da participação dos jovens na tomada de decisões públicas, ao assegurar a sua capacidade de afirmação autónoma, ao passo que a sociedade civil e as famílias terão um papel a desempenhar na criação do capital social e na promoção de valores. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário