Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Goa - Atividades na Cátedra Camões – Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara da Universidade de Goa



Concluíram-se no dia 2 de agosto de 2019, as atividades do 1.º triénio da Cátedra Camões - Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, instituída na Universidade de Goa em 2016.

Hugo Cardoso, Amélia Polónia, Ângela Barreto Xavier, Susana Sardo e Walter Rossa, cinco conceituados professores e especialistas em áreas concomitantes dos estudos portugueses, e muito relevantes na região do subcontinente indiano, como são os casos do contacto linguístico, das relações históricas indo-portuguesas, da etnomusicologia e das influências portuguesas no património, desenvolveram na Universidade de Goa, nos últimos três anos, um conjunto de atividades variadas, desde a docência dirigida a mais de 350 alunos de diversos departamentos, palestras, participação em seminários e conferências e apoio a investigadores locais.

Walter Rossa, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, e um dos mais credenciados investigadores na área da influência portuguesa no Património na Ásia, esteve em Goa de 15 a 23 de julho, tendo assegurado, a cerca de 50 alunos, o curso “Heritage(s) of Portuguese Influence on the Indian Ocean Borders” no Goa College of Architecture e participado em encontros com especialistas locais. No dia 20 de julho, apresentou uma conferência muito concorrida, no Camões - CLP em Pangim, sobre o “Azulejo Português”, ação integrada na preparação do Festival de Arte Serendipity, que decorrerá de 15 a 21 de dezembro em Pangim.

Ângela Barreto Xavier, professora e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, iniciou o seu trabalho em Goa, proferindo, no passado dia 23 de julho, a conferência inaugural das Comemorações Magalhânicas “From 1498 to Magellan. Memories and Archives”. Ministrou ainda o curso “The Government of Difference in the Portuguese Empire (15th-18th centuries)” que decorreu na Universidade de Goa, de 24 de julho a 2 de agosto 2019.

No segundo triénio 2019-2022 da Cátedra J.H.da Cunha Rivara prevê-se, para além da continuação das atividades já desenvolvidas, a abertura de um programa de doutoramento em Estudos Portugueses, com o apoio dos professores visitantes e das parcerias já estabelecidas com reputadas instituições e centros de investigação e de ensino superior. In “Camões – Instituto da Cooperação e da Língua” - Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário