Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 29 de junho de 2019

Guiné Equatorial – Delegação assinou acordos de cooperação com a China

Uma delegação equato-guineense dirigiu-se até Pequim, capital da República Popular da China, para serem assinados acordos de cooperação entre os dois países. Foram realizadas duas reuniões na terça-feira, 25 de junho, tendo os representantes da Guiné Equatorial sido recebidos pelo membro do Bureau Político e Diretor do Escritório do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC), Yang Jieche, e pelo ministro de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Wang Yi.

Foram revistos, em ambos os encontros, os benefícios mútuos entre os dois povos e a cooperação bilateral, bem como a insistência da parte da Guiné Equatorial acerca da necessidade de apoio da China para lançar a segunda fase do seu programa de desenvolvimento económico nacional, constituído pela criação de pequenas e médias indústrias.

O ministro equato-guineense dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Symeón Oyono Esono, deu a conhecer aos seus interlocutores a posição da Guiné Equatorial em matéria de política internacional, tendo apoiado o princípio da União Africana sobre a reforma do Conselho de Segurança para que a África tenha membros permanentes e com direito de veto, uma posição que a China sempre aprovou.



A Guiné Equatorial disse necessitar da assistência do Governo chinês a nível de investimento, financiamento e assessoria, uma vez que, graças à experiência do país asiático, com o qual contou para a primeira fase, é possível implementar a segunda fase do Programa de Desenvolvimento Nacional definido para o Horizonte 2035.

No final da reunião foi assinado um acordo de cooperação económica e técnica entre os governos da República da Guiné-Equatorial e da República Popular da China, através do qual determinados projetos poderiam ser implementados em benefício da população do país africano. In “e-Global Notícias” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário