Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 25 de junho de 2019

Macau - Produtos lusófonos “viajam” em alta velocidade

A partir de Julho deverá entrar em circulação um comboio de alta velocidade que se irá deslocar entre Zhuhai e Guangxi sob o nome “Macau”. O papel da RAEM enquanto plataforma vai estar presente sob a forma de promoção de produtos de países de língua portuguesa nas estações e carruagens



A primeira partida do comboio de alta velocidade intitulado “Macau” deverá dar-se no próximo mês. A viagem decorrerá entre Zhuhai e Nanning, capital da região autónoma de Guangxi. O projecto prevê “a venda e promoção, nos comboios e nas estações de comboio de alta velocidade, de produtos de alta qualidade dos países de língua portuguesa, importando-os assim para os mercados do Interior da China e da ASEAN [nações do sudeste asiático””, indicou a Associação Promotora de Desenvolvimento Internacional de Macau.

A informação foi avançada na cerimónia de assinatura do acordo-quadro do “Projecto de Comunicação e de Meios do Comboio de Alta Velocidade de Guangxi”, que decorreu na sexta-feira. A via comercial e turística entre Nanning e Macau entrará em funcionamento com a abertura do Expresso Turístico, Económico e Comercial de Guangxi-Zhuhai-Macau.

Rita Santos, directora da “Deusa Celeste Fei Tian”, comentou que as empresas dos países lusófonos “muitas vezes procuram pelos parceiros e depois entram na fase de dificuldade de entrada do produto por causa das exigências de inspecção de higiene e sanitária, e não ter espaço para o armazém, etc”. Através da nova via, considera que poderá haver intercâmbio cultural e comercial.

Por sua vez, o presidente da “High Speed Rail & Service” salientou que “a região de Guangxi é uma janela de abertura para o comércio da associação das nações do sudeste asiático, tendo um papel importante no ciclo comercial dessa área”. Zhang Zhiyong disse terem sido já iniciadas cooperações estratégicas com o objectivo de reduzir os custos económicos e de tempo na viagem entre as duas regiões. Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário