Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Madeira – Conferência “Selvagens – Ilhas Afortunadas”

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais está a promover a conferência “Selvagens – Ilhas Afortunadas”, evento que integra as comemorações do European Maritime Day e dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo



O edifício vulcânico das Ilhas Selvagens vai ser classificado como Monumento Natural. Este edifício é importante por ter mais de 29 milhões de anos e permitir, numa área pequena, estudar fenómenos biológicos e geológicos desde o topo da ilha até o fundo do oceano.

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais está a promover a conferência “Selvagens – Ilhas Afortunadas”, evento que integra as comemorações do European Maritime Day e dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Nesta conferência, dedicada às Ilhas Selvagens, estão a ser abordadas temáticas como a história, o património, o conhecimento, a conservação, a economia, a soberania, das Ilhas Selvagens.

Ao longo do dia a conferência contou com contributos de peritos e de autoridades, como Pedro Quartin Graça com a comunicação “Rochedos ou ilhas?”, Rui Carita com a intervenção “História e Mito”, Francis Zino com as “Expedições científicas”; Manuel Biscoito com “Do pristino ao desconhecido”, Paul Nitschmann com “Património natural e a economia das Ilhas”, Paulo Neves Coelho com “Direito Internacional do Mar” e Sousa Pereira com “Soberania e segurança”.

O Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de ajudar a afirmar Portugal no Atlântico, está a concretizar várias ações com destaque para o ordenamento do espaço marítimo, a ampliação e consolidação da área marinha protegida, a melhoria das condições de vigilância, a candidatura a património mundial da UNESCO, o reforço da investigação científica e o desenvolvimento do turismo científico e de natureza, nas Selvagens.

Este evento contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Susana Prada, do Presidente da Comissão Executiva do Programa Comemorativo dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas, Guilherme Silva, e do Diretor-Geral da Autoridade Marítima, Sousa Pereira, entre outras entidades. Laura León – Portugal in “Jornal Económico”

Sem comentários:

Enviar um comentário