Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Grécia – Edifício público grego descoberto junto à ilha de Salamina

Arqueólogos subaquáticos encontraram o edifício e numerosas peças de valor artístico defronte da ilha de Salamina, onde em 480 a.c., a frota persa liderada por Xerxes I foi derrotada pela grega comandada por Temístocles



Uma equipa de arqueólogos subaquáticos descobriu os restos dum grande edifício público da Grécia antiga, no local onde a batalha de Salamina ocorreu em 480 a.c., de acordo com um comunicado do Ministério da Cultura e Desportos grego.

A empresa lançou recentemente os resultados da escavação debaixo de água, entre junho e julho do ano passado, na área da península de Kynosoura e da Baía de Ampelakia, na referida ilha, onde a frota grega se reuniu na véspera da luta contra a invasão persa.

Graças a uma técnica inovadora que permitiu drenar a água da área, combinando técnicas de escavação subaquática e terrestre, a estrutura foi encontrada, com aproximadamente 15 metros de comprimento e com fundações provavelmente estabelecidas no final do período clássico ou no início do período helenístico. Também foi encontrado uma grande quantidade de cerâmica, um conjunto de fragmentos de estátuas de mármore, elementos arquitetónicos, colunas e outros objetos relacionados com o uso do edifício. Entre as descobertas destacou-se uma cabeça de mármore, provavelmente um deus ou um atleta, que segundo o ministério data do século IV a.c.



Segundo a publicação, a construção foi um dos principais edifícios públicos. Foi localizado no ponto mais baixo da cidade, o porto, e foi usado até ao final dos tempos romanos. Os arqueólogos continuam as investigações, que ajudam a reconstruir a história e a geografia da região há 2500 anos. In “RT” - Rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário