Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 18 de junho de 2019

China - 5º Fórum de Ensino da Língua Portuguesa

A capital da Província de Guangdong receberá no próximo mês o 5º Fórum de Ensino da Língua Portuguesa, que contará com professores “de toda a China”, avançou o coordenador do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa do IPM, à margem do lançamento de cinco obras dedicadas ao ensino do Português



O Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (CPCLP) do Instituto Politécnico de Macau (IPM) organizará no próximo mês, em conjunto com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, “o 5º Fórum de Ensino da Língua Portuguesa”, avançou o coordenador do CPCLP, Gaspar Zhang, à margem do lançamento de obras didáticas ligadas ao ensino da língua portuguesa.

“O encontro será realizado em Cantão e irão participar professores de toda a China”, continuou. O IPM apoia cerca de 30 cursos de licenciatura na China, onde 40 instituições de ensino superior ensinam Língua Portuguesa. “O CPCLP está em contacto com quase todas estas instituições, portanto, temos contactos, fazemos formações, enviamos livros, organizamos eventos académicos”, sublinhou.

Divulgar a Língua Portuguesa e promover o seu ensino são os objectivos do lançamento dos cinco livros direccionadas a alunos e professores, explicou Gaspar Zhang. “Abordam temáticas diferentes mas complementares. Há dois sobre fonética e fonologia, um sobre a aquisição de vocabulário, outro sobre a literatura dos países de língua portuguesa e um sobre a certificação DAPLE”, prosseguiu, acrescentando que o objectivo é “apoiar o ensino do Português em Macau mas também na China”.

“Fonética e Fonologia para o Ensino do Português como Língua Estrangeira” e “Exercícios Práticos de Fonética de Português Língua Estrangeira”, da autoria de Adelina Castelo e “Português com Textos 2 – Textos narrativos para o ensino do Português como Língua Estrangeira”, de Sara Augusto e Caio Christiano são três dos títulos publicados. Também “Português em Uso”, de Rui Pereira, e “Guia de Preparação para o DAPLE – Diploma Avançado de Português”, de Liliana Inverno foram lançados na sexta-feira, numa sessão de apresentação que integrou o programa oficial das comemorações “Junho, Mês de Portugal”.

Sobre as acções de colaboração entre o IPM e o Instituto Português do Oriente (IPOR), Gaspar Zhang disse que são cada vez maiores e apontou como exemplo a organização do congresso internacional “Macau e a língua portuguesa: Novas pontes a Oriente”, que se realizará a 27, 28 e 29 de Novembro.

Ao Jornal Tribuna de Macau, o director do IPOR, Joaquim Coelho Ramos, disse ser ainda cedo para revelar nomes, mas realçou que a ideia subjacente a esse evento “é discutir a evolução da língua portuguesa nesta região do globo e fazer uma intercepção com a sua evolução noutros pontos” do mundo. São esperados tradutores, professores, editores e investigadores da área.

Outro objectivo, sublinhou, passa por debater os desafios que se colocam ao ensino do Português e arranjar metodologias e soluções para os ultrapassar. “Como são os 30 anos do IPOR e como existe um protocolo com o Instituto Camões e com o IPM entendemos que seria uma oportunidade de o reforçar”, concluiu. Catarina Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário