Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 11 de junho de 2019

Moçambique - Cimeira Empresarial EUA-ÁFRICA

Moçambique vai acolher, pela primeira vez, a Cimeira Empresarial Estados Unidos da América-África. O evento vai decorrer de 18 a 21 de Junho deste ano e pretende juntar cerca de dois mil empresários norte-americanos e africanos, entre os quais 1500 CEO’s



Moçambique foi seleccionado em 2018 para acolher a ‘XII Cimeira de Negócios Estados Unidos da América – África 2019’, após várias rondas de selecção entre os países africanos que se candidataram a acolher este grande evento.

A Cimeira constitui em si uma grande oportunidade para o País divulgar as suas potencialidades e promover parcerias de negócios e de investimentos entre os sectores privados dos EUA, da África e do Sistema Económico Global.

O evento irá decorrer de 18 a21 de Junho em Maputo, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, e contará com o Governo de Moçambique, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e o Corporate Council on Africa (CCA) como seus organizadores.

Esta será uma cimeira de alto nível, no qual participarão chefes de Estado e de Governo africanos e altos executivos das corporações americanas e africanas que operam nos sectores do Oil & Gas, Agronegócios, Indústria Extractiva, Construção e Infraestruturas, Turismo, Área Financeira, Telecomunicações e Tecnologias de Comunicação e Informação.

Nesta Cimeira, prevê-se a realização de conferências de investimentos, nas quais as empresas irão poder apresentar os seus projectos às entidades financeiras, e haverá ainda uma feira de negócios para exposição de diversos produtos e serviços. Por outro lado, irão estar disponíveis também diversos painéis de discussão sobre questões de desenvolvimento e sustentabilidade das empresas, bem como espaços de gastronomia e turismo.

Prevê-se a participação de investidores, instituições financeiras, parceiros de cooperação, instituições multilaterais e chefes de Estado e de Governo, a nível nacional e internacional.

A confiança do ‘Corporate Council on Africa’ no nosso País

O anúncio da Cimeira foi feito, há alguns meses, pela presidente do Conselho Executivo da Corporate Council on Africa, Florizelee Liser, após uma audiência concedida pelo presidente da República, Filipe Nyusi.

Florizelee revelou então que dois aspectos fundamentais haviam pesado nos pratos da balança para a eleição de Moçambique como anfitrião do evento, sendo que um prende-se com o dinamismo do Presidente da República e das relações entre os Estados Unidos e Moçambique e outro com a potencialidade de ambos os países incrementarem as suas trocas comerciais.

“Como estarão aqui presidentes de conselhos de administração e de conselhos executivos de grandes empresas dos Estados Unidos da América e de África, esperamos que os mesmos possam interagir, potenciando oportunidades. Sabemos também que duas grandes empresas americanas já estão em Moçambique e que contribuíram para a descoberta de importantes recursos de gás natural, estamos a falar da Anadarko e da ExxonMobil. Portanto, isso é um aspecto que oferece uma óptima oportunidade para se fazer negócio aqui em Moçambique”, revelou Liser.

País posiciona-se na geometria empresarial

A XII Cimeira Empresarial dos Estados Unidos da América e do continente africano conta vir a registar mais de dois mil empresários como participantes, entre os quais 1.500 CEO’s.

A expectativa é enorme. O Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, referiu que a Cimeira vai colocar Moçambique no centro das atenções do mundo em matéria de negócios e destacou a melhoria do ambiente macroeconómico como pedra de toque para a atracção de investimento.

O PM frisou ainda que a Cimeira em causa constitui uma oportunidade para Moçambique promover a sua imagem como destino seguro e preferencial de investimento, bem como para expor o seu potencial e estimular as parcerias público-privadas.

Por seu turno, Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) pretende fazer do evento uma oportunidade para alargar o leque de produtos comercializados no mercado internacional. Aliás, e a esse propósito, pretende-se promover investimentos que acrescentem valor aos produtos nacionais com destaque para o agro-processamento. In Revista ‘Mozbusiness’, da Câmara de Comércio Moçambique-EUA - Moçambique

Inscrição na Cimeira

O empresariado nacional e internacional que queira participar nesta Cimeira poderá fazê-lo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário