Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 18 de junho de 2019

Macau - Instituto Politécnico de Macau lança livros para apoiar ensino de português na China

Macau - O Instituto Politécnico de Macau (IPM) lançou cinco novos livros para divulgar e promover o ensino da língua portuguesa em Macau, na região da Grande Baía e na China.

"O objetivo é divulgar a língua portuguesa e reforçar o seu ensino em Macau, na área da Grande Baía [Guangdong-Hong Kong-Macau] e na China", afirmou o coordenador do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (CPCLP), professor Zhang Yunfen.

Todas as obras foram produzidas por professores do CPCLP, "com temáticas diferentes mas complementares" para que possam ser usados em "qualquer nível de aprendizagem" e "por qualquer falante de português".

Os livros agora lançados vão estar disponíveis em Macau e enviados para estabelecimentos de ensino de português na região da Grande Baía.

"O IMP mantém contactos com quase todas as instituições de ensino superior onde se ensina português na China", sublinhou o responsável. "

Zhang Yunfen destacou também o lançamento, "ainda este ano", da "revista científica Orientes do Português, a primeira sobre a área da língua portuguesa na Ásia".

A apresentação dos cinco livros integra o programa oficial das comemorações "Junho, Mês de Portugal", num ano em que Macau assinala o 20.º aniversário da transferência de administração de Portugal para a República Popular da China, países que por sua vez comemoram os 40 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.

"Fonética e Fonologia para o Ensino do Português como Língua Estrangeira" e "Exercícios Práticos de Fonética de Português Língua Estrangeira", ambos da autoria de Adelina Castelo, "Português com Textos 2 -- Textos narrativos para o ensino do Português como Língua Estrangeira", de Sara Augusto e Caio Christiano; "Português em Uso", de Rui Pereira, e "Guia de Preparação para o DAPLE -- Diploma Avançado de Português", de Liliana Inverno, são os títulos publicados pelo IPM.

A língua portuguesa está presente em quase meia centena de estabelecimentos do ensino superior na China. In “Sapo Timor-Leste” com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário