Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 1 de junho de 2019

Portugal - O primeiro país da zona do euro a emitir “títulos panda” no mercado chinês


A emissão destas obrigações com um prazo de 3 anos teve uma forte procura por parte dos investidores



Portugal tornou-se o primeiro país da zona do euro, na passada quinta-feira, a emitir dívida em yuan no mercado chinês.

Através da Agência Portuguesa de Gestão de Tesouraria e Dívida Pública (IGCP), Lisboa emitiu os denominados “panda bonds” no valor de 2 mil milhões de yuan (aproximadamente 289 milhões de dólares) com um prazo de 3 anos.

"Esta é a primeira emissão de “panda bonds” por um país da zona do euro e o terceiro soberano europeu a entrar no mercado 'onshore' da China", disse o IGCP num comunicado. Além disso, destaca que a colocação das obrigações foi fortemente procurada pelos investidores, o que superou a oferta em 3,16 vezes, permitindo que a taxa marginal inicial fosse reduzida de 4,35% para 4,09%.

Em declarações para o canal americano CNBC, o ministro das Finanças Português, Mário Centeno afirmou que esta emissão é um "passo positivo na gestão da dívida externa do país no médio prazo," e que esta operação permitirá a Lisboa expandir a sua base de investidores.

Portugal é um dos países europeus com o maior nível de investimento chinês. Entre 2011 e 2014, esta nação teve que pedir um resgate internacional durante o auge da crise da dívida na zona do euro. Desde então, a economia portuguesa voltou a ter números positivos de crescimento e as agências de notação de crédito também se mostraram optimistas em relação ao país. Na semana passada, a Fitch elevou o rating de Portugal de "estável" para "positivo", abrindo as portas para uma melhoria nos ratings ainda este ano.

Os “panda bonds” não são os primeiros dentro da União Europeia, já que a Polônia emitiu títulos estaduais no mercado chinês em 2016 e a Hungria em 2018. In “RT” - Rússia


Sem comentários:

Enviar um comentário