Um
relatório do 1º semestre da Regional Cooperation Agreement on Combating Piracy
and Armed Robbery against Ships in Asia (ReCAAP), concluiu que os 40 incidentes
ocorridos correspondem a menos 15% do que no período homólogo de 2017
De acordo com o mais recente
relatório da Regional Cooperation Agreement on Combating Piracy and Armed
Robbery against Ships in Asia (ReCAAP), relativo ao primeiro semestre deste
ano, nesse período ocorreram 40 incidentes com navios, ou seja, menos 15% do que
em igual período de 2017 e o menor número dos últimos 10 anos (2009-2018) nos
mesmos meses.
Segundo o documento, que
avaliou incidentes com navios na Ásia, 29 casos foram consumados e 11 foram
tentativas. Três casos (8%) foram de pirataria e 37 (92%) de assalto à mão
armada sobre navios. Por outro lado, 31 incidentes ocorreram em navios ancorados
ou em porto e 9 em navios em navegação.
Além do decréscimo de
incidentes, outros aspectos foram considerados positivos, como a redução de
casos em portos nas Filipinas, os êxitos na recuperação de bens e na detenção
de responsáveis e a ausência de raptos de tripulantes e roubo de petróleo.
O relatório também salientou
aspectos negativos: o aumento de incidentes no Estreito de Singapura, de 2 para
4 casos, face ao 1º semestre de 2017, nos navios ancorados e em portos do
Vietname, de zero para dois casos, uma tentativa de rapto de tripulantes no Mar
de Sulu-Celebes e uma tentativa de roubo de carga (petróleo). In “Jornal
da Economia do Mar” - Portugal
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