A
Grécia privatizou os dois maiores portos do país, Pireu e Salónica, e faz um
balanço positivo da opção. O modelo a seguir para os restantes dez portos do
país será, porém, o das concessões
A indicação foi dada pelo
secretário-geral da política portuária da Grécia, Christos Lambridis, que
revelou que os restantes portos serão explorados como sociedades anónimas. “A
concessão das actividades portuárias será o modelo preferencial de liberalização
a partir de agora”, afirmou, citado pela imprensa local, Lambridis.
Com o controlo de outros dois
portos no Norte da Grécia, os vizinhos Kavala e Alexandroupolis têm sido alvo
de interesse, sobretudo de investidores norte-americanos e europeus assim como
do Médio Oriente.
O porto de Alexandropoupolis
tem como objectivo ser um centro importante no abastecimento de gás natural da
Europa de Leste para a Itália e Europa Central. Está prevista a construção de
um terminal de GNL perto daquela cidade do Norte da Grécia. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário