O governo de Moçambique
decidiu prolongar por 15 anos a concessão do porto da Beira à Cornelder de
Moçambique, a partir de 2023, ano em que terminam os 19 anos do prazo da
concessão ainda em curso, informou a porta-voz do Conselho de Ministros e
vice-ministra da Cultura.
A Cornelder de Moçambique é
uma parceria entre a Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique e a Cornelder
Holland, que opera os terminais de contentores e de carga geral do porto da
Beira, capital da província de Sofala, desde Outubro de 1998.
A porta-voz Ana Comoana,
citada pela “AIM”, adiantou que “o alargamento do contrato com a Cornelder de
Moçambique foi determinado pelo compromisso da empresa em realizar um
investimento adicional imprescindível para o aumento da capacidade do porto da Beira.”
O plano de investimentos, num
montante de 290 milhões de dólares, contempla o aumento da capacidade do porto,
dos actuais 300 mil para 700 mil contentores, e de 750 mil para 1,2 milhões de
toneladas de carga geral.
Além disso, a Cornelder de
Moçambique assumirá a reparação de 300 quilómetros da EN 6, da Beira até
Machipanda, na fronteira com o Zimbabué, bem como de 317 quilómetros da linha
de caminho-de-ferro Beira-Machipanda. In
“Transportes & Negócios” -
Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário