A
SNCF estará a preparar-se para comprar a espanhola Comsa Rail, parceira ibérica
da portuguesa Takargo, avança a imprensa espanhola
A SNCF já detém 25% da Comsa
Rail, que é parceira a 50-50 da Takargo na Ibercargo, que opera em tráfegos
ibéricos beneficiando das suas locomotivas interoperáveis.
No mercado espanhola, a Comsa
Rail é o maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias, com
uma quota de cerca de 9%. A Renfe, operador público, é líder incontestada, com
uma fatia de cerca de 70%, apesar da liberalização do mercado.
Com a compra de 100% da Comsa
Rail, através da SNCF Geodis, a operadora francesa reforçaria a sua posição no
mercado espanhol e poderia, finalmente, representar uma ameaça real à hegemonia
da Renfe.
O governo espanhol,
recorde-se, pretende abrir o capital da operadora pública a privados. Os
alemães da DB Schenker são apontados como candidatos naturais, mas Madrid
estará mais inclinada a encontrar um parceiro entre os grandes armadores
mundiais, replicando um pouco (ou muito) o exemplo da entrada da MSC na CP
Carga, agora Medway.
As autoridades espanholas
aguardam “luz verde” de Bruxelas para avançarem com 25 milhões de euros de
incentivos à transferência modal das cargas, da rodovia para a ferrovia. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário