Pela segunda vez, Ana Cristina
Paulo é distinguida com o Prémio para o Projecto Pedagógico entregue anualmente
pela Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ). A docente portuguesa
de Educação Física e Desporto na Escola Primária da Flora e na Escola
Secundária de Gonzaga Gomes recebeu a classificação mais alta – “excelente” –
com o projecto “A vivência das tradições portuguesas como forma de aprendizagem
do Português como língua estrangeira”.
Já em 2016, Ana Cristina Paulo
viu reconhecido o seu projecto “Ensino do Português pelo método do movimento”
para crianças do ensino infantil que, na altura, explicou ao Ponto Final “ser o
ensino da língua através de movimentos e através de canções, de coreografias,
de jogos, todas as coisas que têm a ver com movimento. Acção não passiva, sem
stress, sem obrigar e sem recurso à frustração”.
No mesmo ano, também a portuguesa
Maria Emília Pedrosa foi agraciada com uma Menção Honrosa pelo projecto
“Imprensa Portuguesa de Macau”, alusivo à disciplina de Imprensa em Língua
Portuguesa que leccionava num curso técnico-profissional de Tradução na Escola
Luso-Chinesa Técnico-Profissional.
Ana Cristina tem experiência
pedagógica de mais de 25 anos como educadora de infância e professora de
Educação Física, em Portugal e em Macau. Aqui, trabalhou na década de 1990 na
Creche do Monte da Guia e, mais recentemente, no Jardim de Infância D. José da
Costa Nunes e em diversas escolas luso-chinesas. Ana Cristina tem o curso de
educadora de infância pela ESE Maria Ulrich, a licenciatura em Educação Física
e Desporto pelo Instituto Politécnico de Macau, Pós-Graduação em Jogo e Desenvolvimento
Infantil pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH), em Portugal, e diversas
especializações em natação, ginástica e hidroginástica.
O plano dos “Prémios para o
Projecto Pedagógico”, implementado em 1996, inclui entre os vários objectivos
incentivar o pessoal docente e as escolas a desenvolverem o currículo e os
materiais pedagógicos, promover a investigação académica, explorar as
modalidades de ensino inovadoras, melhorar as metodologias pedagógicas e
aumentar a eficácia pedagógica. In “Ponto Final” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário