Os
Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) vão voltar a transportar carvão da África
do Sul para o porto da Matola, após uma interrupção de 20 anos, disse hoje à
“Lusa” fonte da empresa
Com este regresso, a empresa
pública prevê que o número de comboios que transportam carvão para os portos de
Maputo e Matola passe de quatro para sete por dia, o que representará o
transporte de cerca 21 mil toneladas por dia na linha de Ressano Garcia, que
liga Moçambique e África do Sul.
Para garantir que a linha, de
88 quilómetros, suporte estas operações, está em curso um plano de
reabilitação. Além da reconstrução de duas pontes, a empresa prevê a
substituição de travessas numa extensão de 24 quilómetros.
A previsão da empresa é de que
os comboios dos CFM transportem anualmente cerca de sete milhões de toneladas
na linha de Ressano Garcia, aumentando a captação de receitas.
O transporte de carvão da
África do Sul para o porto da Matola usando locomotivas dos CFM foi
interrompido em 1998 devido à falta de meios da empresa moçambicana, explicou
Adélio Dias, porta-voz dos CFM.
As operações ficaram
entregues, nestas duas décadas, à operadora sul-africana Transnet Freight Rail
(TFR). In “Transportes & Negócios” - Portugal
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