A Dublauto Gaúcha, empresa do
Rio Grande do Sul que atua desde 2003 no fornecimento de serviços e produtos
para a indústria calçadista, possui presença internacional em países como
Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador, país que conta com uma subsidiária que
produz e distribui produtos também para os mercados colombiano e peruano. A
empresa percebeu no crescimento da população diabética e nas necessidades desse
público a oportunidade de criar um produto para melhorar a qualidade de vida
das pessoas.
Por intermédio do Programa
Design Export, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) e Centro Brasil Design (CBD), a Dublauto foi
conectada com o Instituto By Brasil que, num primeiro momento, desenvolveu uma pesquisa
para compreender esse universo. O pé diabético normalmente possui baixa
circulação sanguínea, sofre com formigamentos e queimação e por isso deve ser
calçado por sapatos confortáveis e que evitem a formação de calos, além da
população diabética ser muito expressiva e estar em constante crescimento.
A demanda então era
desenvolver um modelo de calçado com design
moderno e atrativo com tecnologias associadas à saúde. “Realizamos uma pesquisa
de tendências de moda para mulheres acima de 50 anos, que é a idade a partir da
qual há mais incidência de diabetes, e também em marcas já existentes com foco
no conforto. Analisamos e constatamos precariedades em relação à parte interna
dos calçados, justamente a parte mais sensível para o pé diabético”, diz Silvana
Dilly – Diretora Executiva do Instituto By Brasil.
De acordo com Carla Rossi
Castilho, da área de desenvolvimento e qualidade da Dublauto, diversas
tecnologias inovadoras serão exploradas nesse projeto. “Iremos empregar
tecnologias de materiais com propriedades de efeito antimicrobiano,
fitoterápico, hidratante e de absorção do suor que irão aumentar
significativamente o conforto do usuário de calçados e auxiliarão na prevenção
de lesões”, diz Carla.
De acordo com Silvana, o maior
desafio foi definir um design moderno
que não impedisse de nenhuma maneira o conforto da parte interna do calçado.
“Foram considerados os pré-requisitos de segurança, com uma forma especialmente
dimensionada, sem costuras, forro macio e absorvente, palmilha interna e salto
numa altura adequada”, comenta.
O couro foi o material
escolhido por oferecer conforto e respirabilidade. O sapato possui elasticidade
em todo o contorno e se apresenta como um calçado seguro para a mulher moderna.
“O sapato é um item muito importante no vestuário feminino e o conforto aliado
ao design atraente dificilmente são
encontrados num mesmo modelo. No caso de mulheres diabéticas, poder encontrar
um calçado que as faça elegante e confortável, sem colocar sua saúde em risco é
fundamental para a sua qualidade de vida, resultando em mais saúde e aumento da
autoestima”, reflete Silvana.
O projeto hoje está no
laboratório de biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia de Couro,
Calçado e Artefatos, passando por alguns testes. Um laudo comprovará a
adequação do calçado para uso por parte de portadores de diabetes e então a
melhor forma de comercialização será definida. “De qualquer maneira, planeja-se
que a percentagem de exportação desse projeto represente 25% do faturamento da
empresa, ocorrendo por meio de royalties ou por exportação direta. Desta
maneira, devido à importância do projeto, o plano de Marketing está sendo
elaborado como um novo centro de negócios para a empresa”, finaliza Carla. In “Apex-Brasil”
– Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário