Localizado
a 40 Km a Sul de Doha, o novo porto do Qatar constitui-se como o maior porto do
Médio Oriente, permitindo a atracação de todo o tipo de navios, incluindo os
maiores porta-contentores da actualidade.
Representando um investimento
na ordem dos 7,4 mil milhões de dólares, o novo porto dispõe de uma capacidade
de operação de 7,5 milhões de TEU anuais, constituindo-se assim também como um
elemento importante para ultrapassar alguns dos constrangimentos decorrentes
das sanções impostas pelos Emiratos Árabes Unidos, entre outras nações Árabes
em relação ao Qatar, uma vez permitir a importação directa de múltiplos bens
provenientes, essencialmente, da China e de Oman, sem necessidade de transbordo
dos mesmos via Dubai, como destacou o Ministro dos Transportes do Qatar, Jassim
bin Saif al-Sulaiti, na cerimónia de inauguração.
De destacar também que,
prevista inicialmente a inauguração do novo porto para 2020, não só se
conseguiu, entretanto, uma significativa antecipação do prazo para o seu
término como os custos da respectiva construção acabaram por ficar também aquém
do orçamento inicialmente previsto. In “Jornal da Economia do Mar” – Portugal
O novo porto de Hamad situa-se entre o recente porto de Mesaieed e o porto de Doha. Enquanto em
Portugal a indecisão domina (e custa dinheiro) sobre a melhor solução para um porto em Lisboa, o
Catar construiu os portos de Mesaieed e Hamad. Convidamos a ler os textos cujas
ligações se encontram abaixo. Baía da
Lusofonia
Sem comentários:
Enviar um comentário