O Plano Director que vai
orientar a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), no
contexto das suas acções, visando a melhoria do ambiente de negócios a médio
prazo no País, foi definido no II Seminário Nacional dos Conselhos Empresariais
Provinciais (CEPs), ocorrido, este sábado, 25 de Abril de 2015, na cidade da
Beira, província de Sofala.
Trata-se de um programa de
orientação a ter em conta na realização das actividades dos CEPs e na
materialização do Plano Estratégico da organização, incluindo o apoio de forma
flexível aos membros, ao nível das províncias.
O programa contempla,
igualmente, os princípios que garantem a harmonização das metodologias de
trabalho e funcionamento dos CEPs, com particular ênfase na sua
profissionalização, reforço dos serviços de apoio aos membros, fortalecimento
do mecanismo consultivo provincial e a implementação de boas práticas de gestão
de fundos.
O documento surge em
consequência da necessidade de o CEP firmar-se como um órgão capaz de atingir
os principais objectivos e responsabilidades, no quadro da implementação das
políticas e estratégias da CTA, no diálogo com o Governo e outros actores, no
estabelecimento de um bom ambiente de negócios para o desenvolvimento do sector
privado no País.
Intervindo na sessão de
abertura do encontro, Rogério Manuel, presidente da CTA, disse estar confiante
de que "com a troca de experiências baseadas na vivência real dos
empresários ao nível nacional, iremos definir os pilares para o reforço da
capacidade institucional dos CEPs, harmonizar a metodologia de trabalho,
estruturar o diálogo público-privado provincial e fortalecer a capacidade dos
líderes e membros dos CEPs".
Ainda no decurso do II
Seminário Nacional dos Conselhos Empresariais Provinciais, realizado sob o lema
"Reforçar os CEPs para o diálogo público-privado e explorar o potencial
económico das províncias", foi celebrado um memorando de entendimento
entre a CTA, o Instituto de Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e a
Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.
Roberto Albino, director geral
da agência, referiu que a instituição que dirige identifica o sector privado
como seu parceiro de cooperação: "O memorando consiste no provimento de
assistência técnica e financeira ao IPEME e os CEPs das quatro províncias que
integram o Vale do Rio Zambeze, nomeadamente Sofala, Manica, Zambeze e Tete, de
modo a que possam ter um papel mais activo no network empresarial do vale", frisou.
Importa realçar que os
Conselhos Empresariais Provinciais constituem órgãos máximos de consulta ao
nível provincial e foram criados em 2009, resultado da necessidade de
desenvolver um diálogo mais inclusivo e do reconhecimento de que a província e
o distrito são importantes polos de reformas na base. In “Olá
Moçambique” - Moçambique
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