A movimentação do setor
portuário brasileiro cresceu 4% em 2014 frente a 2013, quando foram
movimentados 929 milhões de toneladas. O Brasil movimentou no ano passado, por
via marítima, um total de 969 milhões de toneladas de cargas, das quais 349
milhões de toneladas em portos organizados e 620 milhões em terminais de uso
privado (TUP).
Os números são do Anuário
Estatístico Aquaviário, produzido pela ANTAQ e foram divulgados na passada
quarta-feira 25 de Fevereiro de 2015, em entrevista coletiva à Imprensa, pelos
diretores da Agência, Mário Povia (diretor-geral), Fernando Fonseca e Adalberto
Tokarski. O Anuário está disponível na ligação:
www.antaq.gov.br/anuario.
O diretor-geral da ANTAQ
destacou o crescimento de 4% no volume total das cargas movimentadas, mesmo
diante do fraco desempenho da corrente de comércio em 2014. Segundo Povia, esse
incremento é explicado pelo crescimento da movimentação das principais
commodities, como o minério de ferro, que teve expansão de 5% em relação a
2013, fertilizantes e adubos (11%), carvão mineral (26%), alumina (12%) e soja
(4%).
De acordo com o Anuário
Estatístico da Agência, as principais mercadorias movimentadas no ano passado
foram minério de ferro, combustíveis/óleos minerais, contêineres, soja,
bauxita, milho, fertilizantes e adubos, que representaram, respectivamente,
36%, 21%, 11%, 5%, 4%, 3% e 3% do total da carga movimentada em 2014.
Considerando-se o tipo de
carga, o granel sólido, com destaque para o minério de ferro, foi a carga mais
movimentada no conjunto das instalações portuárias do país, em 2014,
representando 61% do total, seguido do granel líquido, com 24% de participação,
e da carga geral, com 15%.
Quando se separam os
contêineres da carga geral, eles representaram 11% do total movimentado no ano
passado. “É um volume significativo”, observou o diretor-geral da Agência,
explicando que a movimentação de contêineres é a que possui maior volume
agregado em termos monetários.
Santos
O Porto de Santos foi o que
mais movimentou carga em 2014, com 27% de participação do total movimentado no
conjunto dos portos organizados. Em segundo lugar, aparece o Porto de Itaguaí
(RJ), com 18% do total, seguido de Paranaguá-PR (12%), Rio Grande-RS (6%) e
Itaqui-MA (5%). Santos foi também o porto que mais movimentou contêineres (33
milhões de toneladas).
Os dez portos organizados
que mais movimentaram carga em 2014 participaram com mais de 85% do total das
cargas que passaram por esse tipo de instalação portuária.
Já com relação aos terminais
de uso privado (TUP), a liderança ficou com o Terminal Marítimo de Ponta da
Madeira, no Maranhão, que movimentou 112,5 milhões de toneladas de carga em
2014. Em segundo lugar, aparece o Terminal de Tubarão, com 109,8 milhões de
toneladas e, em terceiro lugar, o Terminal Almirante Barroso, com 53 milhões de
toneladas.
Navegações
Em 2014, a navegação de
cabotagem (navegação que se dá entre os portos brasileiros) representou 22%
sobre o total de cargas movimentadas em todas as demais navegações. Isso
equivale a 213 milhões de toneladas, representando um aumento de 4% em relação
a 2013.
As principais mercadorias
movimentadas na cabotagem foram combustíveis, com 66% do total de carga
movimentada em 2014, bauxita (13%) e contêineres (10%). Só a bauxita
correspondeu a 28 milhões de toneladas.
Já o transporte em vias
interiores atingiu 83,1 milhões de toneladas em 2014, contra 82,2 milhões de toneladas
em 2013, representando um crescimento de 1,21%. Com relação ao volume de cargas
transportadas, por grupo de mercadoria, houve um crescimento significativo para
as três mercadorias mais transportadas nesse tipo de navegação: minério de
ferro (19,6%), combustíveis e óleos minerais (15,7%) e soja (7,3%). ANTAQ - Brasil
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