O porta-contêineres com
maior capacidade de transporte a passar pela costa brasileira atracou no Porto
de Paranaguá na passada segunda-feira (9). O navio CMA CGM Tigris tem
capacidade de transportar 10.900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20
pés). Antes desta embarcação, o navio com maior capacidade a escalar a costa
brasileira chegava a, no máximo, 9.600 TEUs.
O Tigris, de 300 metros de
comprimento e aproximadamente 50 metros de largura, teve sua construção
concluída no final de 2014. Depois de sair de Xangai, a embarcação passou por
Hong Kong, Singapura e Santos, antes de atracar em Paranaguá. Agora, ele parte para
Buenos Aires e Montevidéu.
No Litoral paranaense, o
navio atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) pela manhã e
movimentou 1,3 mil TEUs. Em 2014, o porto paranaense teve uma movimentação de
contêineres 2% maior do que no ano anterior. Ao longo dos doze meses foram
757,9 mil TEUs movimentados.
Alguns investimentos
realizados nos portos paranaenses foram fundamentais para atrair grandes
embarcações. Nos últimos três anos, foram feitas três campanhas de dragagem de
manutenção para devolver a profundidade original do calado, que permite que
grandes embarcações atraquem no Porto de Paranaguá. Com as obras, a
profundidade nos berços chega a 13 metros.
“Com este tipo de
intervenção, estamos aptos a receber alguns dos maiores navios do mundo,
restabelecendo as condições de navegação e elevando a produtividade do porto”,
afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina, Luiz Henrique Dividino.
Investimentos - Nos portos
de Paranaguá e Antonina, os investimentos entre 2011 e 2014 somam R$ 511
milhões e a previsão é que ultrapassem R$ 626 milhões até o final de 2016. “Com
mais obras e melhorias na gestão, acabaram as filas de caminhões e foi ampliada
a capacidade de escoamento. Os investimentos também permitiram a atracação de
navios de grande porte”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José
Richa Filho.
O diretor presidente da
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique
Dividino, disse que algumas mudanças foram essenciais para as melhorias nos
portos. O Estado está concluindo a troca de quatro shiploaders – equipamento
que carrega os navios com grãos – e substituindo máquinas de 1970 e 1980.
Também foram adquiridos 10 guindaste e estão em andamento as melhorias viárias
de acesso ao Porto de Paranaguá. In “Agência de Notícias do Paraná” - Brasil
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