O
“Corredor do desenvolvimento do Lobito” constitui um importante sistema
regional de infraestruturas de transportes com o qual se espera promover o
crescimento económico sustentável
A estação do Luau é o último
ponto em solo angolano do ramal do CFB, que está ligado aos sistemas
ferroviários da Zâmbia e da RDC. Através da ligação com a Zâmbia, é possível
chegar a cidade da Beira, em Moçambique, passando por Lubumbashi, na RDC, e Ndola,
na Zâmbia, e a Dar-es-Salam, na Tanzânia, junto ao Oceano Índico. Também
está ligado, ainda que de forma indirecta, ao sistema ferroviário da África do
Sul.
Com a conclusão das obras de
reconstrução do CFB, espera-se por uma diminuição significativa dos custos de
logística dos países e regiões encravados da África Austral, tanto nas
importações como nas exportações de mercadorias. Espera-se ainda um aumento da
competitividade dos agentes económicos da região e a melhoria significativa do
nível de vida das populações.
O “Corredor do
desenvolvimento do Lobito” constitui um importante sistema regional de
infraestruturas de transportes com o qual se espera promover o crescimento
económico sustentável, dado o seu forte potencial de atrair e mobilizar o
capital de investimento e o desenvolvimento das trocas comerciais nacionais e
transfronteiriças.
Segundo o Ministro dos
Transportes, Augusto Tomás, o programa de reabilitação da rede dos Caminhos de
Ferro de Angola representou ao longo da última década (2005-2015), um investimento
próximo dos 3,5 mil milhões de dólares. A parcela correspondente ao CFB é de
1,9 mil milhões de dólares. In “Porto Lobito” - Angola
Sem comentários:
Enviar um comentário