SÃO PAULO – Em
2014, a
China manteve a posição de maior parceiro comercial do Brasil, embora as trocas
entre os dois países tenham caído 6% no período. Segundo dados do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações
brasileiras desceram de US$ 46 bilhões em 2013 para US$ 40,6 bilhões, registrando
queda de 11,75%, enquanto as importações mantiveram-se praticamente estáveis:
US$ 37,30 bilhões em 2013 e US$ 37,34 bilhões em 2014, com um crescimento de
0,10%.
No total, a corrente de
comércio caiu de US$ 83,3 bilhões em 2013, a maior cifra até hoje, para US$ 77,9
bilhões em 2014. O Brasil manteve um superávit de US$ 3,3 bilhões. Dos números,
conclui-se que o Brasil exporta para a China majoritariamente produtos básicos:
do total de US$ 40,6 bilhões, US$ 34,2 bilhões foram de commodities (85%),
enquanto os produtos industrializados (semimanufaturados e manufaturados)
alcançaram US$ 6,2 bilhões (15%). Aliás, a China foi o país que mais importou
alimentos do Brasil, com US$ 22,07 bilhões.
Da China o Brasil
praticamente só importou produtos industrializados: do total de US$ 37,4
bilhões, US$ 36,575 bilhões foram de manufaturados e US$ 92 milhões de
semimanufaturados, o que resultou em US$ 36,6 bilhões de produtos
industrializados, enquanto os básicos ascenderam a US$ 672,7 milhões.
A posição do Brasil nesse
relacionamento comercial não é confortável, pois aparece como fornecedor de
matérias-primas. E não há sinais de que possa haver um reequilíbrio na balança.
Até porque a economia chinesa registrou, no ano passado, o crescimento mais
fraco em mais de duas décadas. E as perspectivas são de que a desaceleração
chinesa também venha a ser sentida no Brasil.
Afinal, o gigante asiático
é o maior comprador mundial de minério de ferro e o seu atual ritmo mais lento
de crescimento tem provocado queda nos preços do produto. Já os outros dois principais produtos de exportação para
os chineses – petróleo e soja – não deverão ser afetados. Só de soja a China
comprou US$ 17,01 bilhões, sendo que US$ 16,62 bilhões foram de soja em grãos
Seja como for, o Brasil precisa saber
aproveitar melhor essa parceria, atraindo empresas
chinesas para o desenvolvimento de sua infraestrutura, especialmente no setor
ferroviário, além de ampliar a presença das empresas brasileiras no território
chinês. Afinal, esse intercâmbio tem condições de crescer, porque está
lastreado na complementaridade entre as duas economias. O Brasil tem
disponibilidade de recursos naturais, que fazem falta à China, enquanto o país
asiático continuará por um bom tempo a necessitar de commodities metálicas e alimentos. Mas é preciso encontrar também
uma maneira de vender produtos manufaturados para o mercado chinês.
Talvez em razão da
exuberância do agronegócio e da produção mineral, o Brasil, nos últimos anos, não
se preocupou em desenvolver uma política industrial, como se conclui da falta
de empenho do governo em buscar acordos com os grandes mercados (EUA e União
Europeia). Para 2015, o governo já deu sinais de que pretende rever essa
atitude e aumentar as exportações para os EUA e União Europeia, especialmente
de manufaturados. Mas será preciso também empenho em relação ao país asiático
para que a parceria cresça de forma mais equilibrada, o que se pode começar com
a agregação de valor aos produtos do agronegócio. Milton Lourenço - Brasil
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Milton Lourenço é presidente da Fiorde
Logística Internacional e diretor do Sindicato dos Comissários de Despachos,
Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis) e da
Associação Nacional dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística
(ACTC). E-mail: fiorde@fiorde.com.br. Site: www.fiorde.com.br.
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