Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

UCCLA - Estreia do documentário “Sombras do Poder”



Conflitos de liderança e de poder nas etapas do processo político de São Tomé e Príncipe estão retratados no documentário “Sombras do Poder” de Nilton Medeiros e Jerónimo Moniz, que terá estreia em Portugal e será apresentado no auditório da UCCLA, no dia 18 de janeiro, às 17 horas.

A apresentação estará a cargo de Augusto Nascimento e Alcídio Montoya, com música de Tonecas Prazeres.

O documentário “Sombras do Poder” está inserido no Projeto “São Tomé e Príncipe Retalhos de uma História”, da autoria de Nilton Medeiros e Jerónimo Moniz. Relata um conjunto de acontecimentos que a sociedade santomense e não só, têm refletidos durante mais de 40 anos. Muito se tem escrito e dito, algumas vezes marcado por preconceitos ideológicos, outras simplesmente pelo oportunismo do politicamente correto. No documentário “Sombras do Poder” cada personagem tem a sua verdade, sem pretender ser a verdade absoluta.

A entrada é livre. Não falte!

Sinopse:

Conflitos de liderança e poder fazem parte de todas as etapas do processo político de São Tomé e Príncipe.

Com a proclamação da independência em 12 de julho de 1975, o novo estado instala o poder num regime de partido único, dando início a uma governação caracterizada pela asfixia de opositores.

O clima de desconfiança e traição entre os camaradas foi aumentando cada vez mais, ninguém ousava manifestar a sua voz e exprimir a sua opinião.

Acusados pelo tribunal especial para Atos Contra-Revolucionários de tentativa de golpe de estado, muitos cidadãos foram parar a prisão, sofrendo torturas psicológicas e físicas para confessar e denunciar alegados cúmplices.

Na década de noventa, o regime não vê outro caminho se não o de abertura política, São Tomé e Príncipe veria a ser o primeiro país da África lusófona a declarar mudança para a democracia multipartidária.

Nos anos que se seguiram, o país foi ensombrado com algumas tentativas de golpes de estado militar, mas sempre com o final feliz: Negociações, memorando e amnistia.

"Sombras do Poder" resgata a teia de contradição e conspiração que tiveram o seu início na primeira república na voz das vítimas e protagonistas.



Sem comentários:

Enviar um comentário