Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Timor-Leste - Novo embaixador cubano pede a Governo que cuide dos médicos cubanos

DÍLI – O novo Embaixador da República de Cuba em Timor-Leste, Omar Lauro Marerro Betancourt, pediu ao Governo timorense que, com base nos acordos firmados, cuide dos médicos cubanos em funções no país.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação timorense, Dionísio Babo Soares, abordou este assunto, depois de ter acompanhado o atual diplomata cubano na entrega de cartas credenciais ao Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, no Palácio do Governo, nesta segunda-feira.

“O embaixador pediu ao Governo que estivesse mais atento aos médicos cubanos que se dedicam ao nosso país, de acordo com os termos estipulados. Apelou também aos profissionais que dessem o seu melhor e, ao terminarem o contrato, regressem ao país”, disse Dionísio Babo à comunicação social.

O governante referiu ainda que, apesar de não existirem quaisquer problemas entre os dois países, o pedido do novo embaixador reforça a cooperação na área de Medicina e melhora as relações bilaterais.

“São atualmente 152 os médicos cubanos empenhados em Timor-Leste. Estes profissionais de saúde estão a trabalhar nos hospitais e centros de saúde de todos os municípios”, recordou.

Dionísio Babo salientou, de igual modo, que segundo as cartas credenciais, se confirma que este é um compromisso entre o Presidente de Cuba, Raul Castro, e o seu homólogo timorense, Lú Olo.

O ministro lembrou também que, embora o acordo de cooperação, firmado pelo então Presidente da República de Cuba, Fidel Castro, e o antigo Presidente da República de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, garanta a formação de mil médicos timorenses, esse número foi já ultrapassado, tendo-se licenciado 1018.

“Devemos, atualmente, abrir mais uma Faculdade de Medicina na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) a cargo de formadores de Cuba. Haverá também cooperação em outras áreas, como o turismo e agricultura”, sublinhou.

Dionísio Babo recordou igualmente o agradecimento do Embaixador cubano a TimorLeste por ter apoiado Cuba nos fóruns multilaterais, principalmente no que toca a assuntos atuais.

“O nosso Presidente da República felicitou também o diplomata de Cuba. Apesar de Timor-Leste ser um país de pequena dimensão, Cuba considera-o um país irmão. Timor-Leste comprometeu-se, por isso, a manter a cooperação bilateral de modo a fortalecer os laços de amizade”, concluiu. Cipriano Colo – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário