Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 12 de janeiro de 2020

São Tomé e Príncipe - Projecto WACA reinaugura farol do Museu Nacional

São Tomé – Projeto WACA reinaugurou na passada quarta-feira (8), a iluminação do Farol da Fortaleza, localizado na Praia da ilha, na zona de Museu Nacional, na capital de São Tomé, num projecto financiado pelo Banco Mundial.

O acto de reinauguração deste farol, contou com presença do Coordenador do Projecto WACA, Arlindo Carvalho, Chefe da Capitania dos Portos, Ramon Nascimento, Silvino Mendes, Engenheiro de Construção civil do projeto WACA e técnicos do projeto.

O Engenheiro de Construção Civil do Projecto WACA, Silvino Mendes, na sua intervenção disse tratar-se de “uma obra em parceria com os serviços de Capitania dos Portos, e o Projecto WACA” salientando que “a obra teve a duração de aproximadamente três meses‟.

Por sua vez, Ramon Nascimento, chefe de Capitania dos Portos, disse que ‟anualmente a Capitania dos Portos tem vindo a efectuar a manutenção dos faróis, e os grandes problemas, prendem-se com a questão das infra-estruturas que necessitam de uma intervenção máxima por parte de outros parceiros para apoiar a Capitania dos Portos nas suas missões”.

Ramon Nascimento acrescentou ainda que ‟todos os pescadores, devem fazer-se acompanhar dos seus materiais de pescas, e de navegação, como o GPS, e a Bússola, tendo em conta que o Farol, é um dispositivo que os pescadores, ou a comunidade piscatória usam para poderem controlar, e determinar a sua posição no mar durante as suas actividades”.

“E o farol por si só, tem um alcance de visibilidade, porque é possível os pescadores navegarem somente baseado nos faróis de forma a garantir a segurança das suas navegações, principalmente nesta fase em que o país vive o fenómeno de Bruma Seca proveniente do Deserto de Shara” sublinhou. João Soares – São Tomé e Príncipe in “STP Press”

Sem comentários:

Enviar um comentário