Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 26 de janeiro de 2020

Estados Unidos da América – A mais antiga banda portuguesa é a de Santo António em Fall River



Dennis Baptista assumiu pela manhã do passado domingo, 19 de janeiro de 2020, a presidênia da banda de Santo António em Fall River, que data da fundação de 1904, constituindo nos seus 115 anos de existência a mais antiga, portuguesa, nos EUA.

Temos tido cuidado de referir a data da fundação das iniciativas lusas por esta costa americana, como forma de mostrar que é aqui que se encontram as presenças portuguesas mais antigas e todas em forte atividade. 

Dennis Baptista é natural da ilha Terceira tendo vindo para os EUA em 1970.

Radicou-se em Fall River. A sua vida profissional dividiu-se entre as fábricas de tecelagem de Fall River e a jardinagem em Abington, Mass.

O interesse pelas bandas de música surge pela influência do avô materno, Rogério Rodrigues Teixeira Couvinha, que foi músico da filarmónica Voz do Progresso, na cidade da Ribeira Grande. 

O seu gosto pelas bandas leva-o a vice-presidente da banda Nossa Senhora da Conceição Mosteirense. Em 2017 assumiu a vice-presidência da banda de Santo António e no passado domingo assumiu a presidência desta mesma banda.

A Banda de Santo António foi fundada em Fall River em 1904 por um grupo oriundo da freguesia dos Mosteiros, São Miguel. Trata-se de mais uma banda com 115 anos recheados de grandes sucessos e um invejável palmarés de digressões.

Manuel d’Arruda foi o primeiro maestro. Começou por executar marchas que as bandas executavam nos Açores, mais tarde alargou o reportório com a interpretação de obras de autores como John Phillip Sousa.

Uma curiosidade da banda de Santo António é o facto de em setembro de 1979 se ter deslocado ao Hawaii a convite da Portuguese Heritage Foundation para participar no Aloha Week Festival. Em 1995 deslocou-se a Montreal onde tomou parte na festa do Sagrado Coração de Jesus e em 1996 a Toronto para a festa de Nossa Senhora da Luz. Em 1999 registou mais uma digressão aos Açores sob a responsabilidade de Liberto Pacheco.

Mais recentemente e sob a presidência de Joseph Silva, a banda deslocou-se à Bermuda e a Ponta Delgada, onde tomou parte nas festas em honra do Senhor Santo Cristo. dos Milagres. Augusto Pessoa – Estados Unidos in “Portuguese Times”

Sem comentários:

Enviar um comentário