Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Timor-Leste - Governo timorense prevê mais de dois milhões de dólares para Jogos da CPLP

DÍLI – O Governo timorense, através do Secretário de Estado para a Juventude e Desporto (SEJD), apresentou, esta segunda-feira, no encontro com a Comissão Organizadora, um orçamento preliminar no valor de 2250 milhões de dólares para os Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e conferência de ministros da Juventude e Desporto da CPLP.

O representante do Ministério das Finanças, Agostinho Castro, sugeriu, nesta reunião, que, como o montante das verbas alocadas para estes dois eventos é elevado, devia ser criada uma equipa técnica de aprovisionamento independente do Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD).

“Já vimos, na apresentação, que o orçamento de $2250 milhões é elevado. Caso houvesse ligações ao aprovisionamento, seria melhor. Devíamos ter técnicos, uma vez que podemos realizar os jogos, mas haverá uma auditoria do Tribunal de Contas,” disse o Representante do Ministério das Finanças, Agostinho Castro, no salão de encontros do MEJD, em Vila Verde, Díli.

Também o MEJD concordou com a constituição de uma equipa de aprovisionamento própria que facilitasse o trabalho do Ministério das Finanças.

Respondendo a esta questão, a Ministra da Educação, Juventude e Desporto timorense, Dulce de Jesus Soares, afirmou que, apesar de assumir o cargo de presidente nestes eventos, tecnicamente muito do trabalho será efetuado pelo SEJD.

“Então, em relação aos técnicos de aprovisionamento, o Ministério da Educação, Juventude e Desporto e o Ministério das Finanças vão assumir juntamente esta equipa”, explicou.

Timor-Leste prepara oito modalidades

Já o Secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), Nélio Isaac Sarmento, revelou na reunião ministerial desta segunda-feira, no MEJD, que Timor-Leste participará em oito modalidades nos Jogos da CPLP, que terão lugar no início de julho deste ano.

“Temos apenas oito modalidades e que participarão nestes jogos desportivos”, disse Nélio Isaac, destacando o futebol, voleibol de praia, taekwondo, xadrez e basquete 3×3.

Referiu ainda que Timor-Leste poderá apenas disponibilizar oito modalidades devido ao organigrama dos jogos, tendo já o país realizado a sua preparação. Os espaços desportivos, nomeadamente para o basquetebol, taekwondo, karaté e voleibol da praia, já estão assegurados.

“Já garantimos o Ginásio de Gedung Matahari Terbit (GMT) e o campo de voleibol de praia, que ainda está em reabilitação e que deverá terminar em abril”, informou.

O Diretor Desportivo da SEJD, João Rodrigues, explicou, entretanto, que as modalidades já foram apresentadas em Angola e aceites, existindo também modalidades para deficientes.

Segundo João Rodrigues, o contingente das várias equipas de cada país membro será composto por 92 elementos. Tomé Amado – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário