Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Estados Unidos da América - Museu Histórico Português mostra cultura a 60 mil pessoas por ano

O número de visitantes no Museu Histórico Português em São José, Califórnia, aumentou nos últimos anos e chegou às 60 mil entradas anuais, disse o cofundador e presidente, Joe Machado



«Temos muito mais pessoas no museu», afirmou o responsável à agência Lusa, justificando a subida com a centralidade da localização, dentro do Parque Histórico do Kelley Park, e com as visitas de estudo que são organizadas pelas escolas da área.

De acordo com Joe Machado, «não há nenhum outro museu nos Estados Unidos exclusivamente dedicado à cultura portuguesa», o que também contribui para atrair visitantes.

O museu ocupa um espaço de 650 metros quadrados e tem uma grande componente dedicada à imigração portuguesa na Califórnia e às suas tradições, em especial religiosas.

Durante o Festival Português do Vale de São Joaquim, em Turlock, o museu expôs uma coroa de 1850 e uma capa de 1925 usadas por rainhas nas "Festas" católicas da comunidade, cujas tradições perduram até hoje.

«Na Califórnia, os portugueses construíram 41 igrejas», salientou Joe Machado, que foi coautor de um livro, "O Poder do Espírito", sobre a importância da religião na diáspora portuguesa.

No entanto, o Museu Histórico não se limita a esse aspeto e debruça-se sobre a cultura portuguesa de forma transversal, tendo como principal objetivo «chamar a atenção de visitantes não portugueses», mais que atrair membros da comunidade lusodescendente.

«Temos muitas pessoas que não fazem ideia da história de Portugal», salientou o presidente. «Vêm, aprendem sobre a época dos Descobrimentos, o Fernão de Magalhães, a imigração para os Estados Unidos e os portugueses no Mundo».

De particular importância, disse, é a oportunidade de ensinar às crianças em visitas de estudo «que o português é a 7.ª língua mais falada do mundo».

No início das visitas, por exemplo, muitas crianças acreditam que se fala espanhol no Brasil, não têm conhecimento sobre os vários países onde o português é a língua oficial nem do alcance dos lusodescendentes na região.

«A razão pela qual temos o museu é que a cultura dos portugueses na Califórnia é tão interessante», salientou Joe Machado.

O Portuguese Historical Museum, na sua designação original em inglês, foi criado em 1997 depois de oito anos de planeamento e é administrado pela Portuguese Heritage Society of California (Sociedade da Herança Portuguesa da Califórnia).

A Sociedade organiza o Day of Portugal/Dia de Portugal no segundo sábado de junho e na edição de 2019 vai focar a celebração no centenário da Igreja Nacional Portuguesa das Cinco Chagas, que fica a seis quilómetros do Museu e foi construída com madeira trazida de Portugal. In “Revista Port. Com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário