Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Goa - ONG Communicare Trust vai organizar no próximo ano um evento que junte alunos de Goa, de Macau e de Moçambique



Uma organização não-governamental (ONG) de Goa está a organizar para 2020 um concurso escolar entre alunos do território indiano, de Macau e de Moçambique, disse hoje à agência Lusa a diretora.

"A ideia é organizar no próximo ano um evento que junte alunos de Goa, de Macau e de Moçambique, para depois, todos os anos, acrescentarmos um país lusófono", explicou Nalini Elvino de Sousa, responsável da ONG Communicare Trust.

"Já estabelecemos contacto com a Escola Portuguesa de Moçambique", adiantou.

O objetivo é garantir um encontro intercultural entre estudantes de língua portuguesa que, para já, tem reunido estudantes goeses e macaenses, sublinhou.

A 30 de março teve lugar em Macau a última edição deste concurso de língua portuguesa denominado de Caleidoscópio, mais uma vez apoiado pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Oriente de Goa.

Na IX edição do evento, que decorreu na Escola Portuguesa de Macau, a gastronomia goesa e macaense, bem como as grandes oportunidades de emprego na Índia e no território administrado pela China foram os temas em destaque.

A competição incluiu também várias perguntas de conhecimento geral, desporto e gramática.

Entre as diversas atividades da ONG, a Communicare Trust "procura, através da língua, que Goa comunique com outros países", afirmou Nalini de Sousa.

"Em Goa, organizamos vários cursos dirigidos para crianças, sendo que, no próximo ano, com a ajuda da Fundação Oriente vamos promover um curso de português através do teatro e da música, por exemplo", informou a responsável.

Depois de ter sido administrada durante mais de 400 anos por Portugal, Goa foi anexada à Índia em 1961.

Já Macau, após mais de 400 anos sob administração portuguesa, passou a ser uma Região Administrativa Especial da China a 20 de dezembro de 1999, com um elevado grau de autonomia acordado por um período de 50 anos. In “Sapo Timor-Leste” com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário