Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Macau - Academia Fiscal abre mais uma “janela” lusófona

Vai ser instalada em Macau uma Academia Fiscal inserida no quadro da estratégia “Faixa e Rota” que tem como principais destinatárias as autoridades competentes em matéria fiscal dos países lusófonos



Chegou ao fim na segunda-feira o primeiro Fórum de cooperação sobre administração fiscal no âmbito da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” que juntou em Wuzhen, na Província de Zhejiang, um total de 350 representantes de 85 países e regiões provenientes de serviços públicos, organizações internacionais, instituições académicas e empresas. Na ocasião, o director dos Serviços de Finanças da RAEM, Iong Kong Leong, celebrou o “Memorando de entendimento para o mecanismo de cooperação sobre administração fiscal, no âmbito da iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’”. No futuro, Macau poderá participar, como membro do Conselho Directivo, nos trabalhos que digam respeito ao mecanismo de cooperação sobre administração fiscal inserido da iniciativa.

Além disso, será instalada na RAEM a “Academia Fiscal de Macau no Quadro da Iniciativa Faixa e Rota”, que tem como principais destinatárias as autoridades competentes em matéria fiscal dos países de língua portuguesa. A instituição desempenhará funções como organizar formações multilaterais quanto às necessidades reais das autoridades competentes em matéria fiscal, realizar estudos e divulgar os seus resultados sobre questões relacionadas com esta área, organizar seminários para partilha de experiências e prestar assistência de forma a aumentar as capacidades técnicas da administração fiscal.

Neste momento, a secretaria da Academia está provisoriamente instalada na Direcção dos Serviços de Finanças, no entanto, irá mudar-se para o complexo onde será instalada a “Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, quando a construção estiver concluída.

No que concerne ao desenvolvimento de competências, a aliança promotora do desenvolvimento de competências da administração fiscal irá proporcionar produtos relativos ao conhecimento fiscal formação profissional e assistência técnica através das academias instaladas em diversos pontos. Inicialmente, além da estabelecida na RAEM cuja língua veicular será o Português, serão criadas outras em Pequim e Yangzhou, fornecendo formação em Chinês e Inglês, e no Cazaquistão, onde a língua veicular é o Russo. Cada academia funciona de forma independente apresentando ao Conselho Directivo um plano anual e um relatório de execução dos trabalhos.

Além disso, anualmente, serão realizadas conferências pelo Conselho Directivo, com o objectivo de promover o intercâmbio e cooperação das autoridades competentes das diversas jurisdições fiscais. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário