Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 23 de abril de 2019

São Tomé e Príncipe – Cidade de São Tomé capital africana da semana de vacinação materna e neonatal

São Tomé – A capital são-tomense é a sede da Semana Africana de Vacinação e da Iniciativa para a Redução Acelerada da Mortalidade Materna e Neonatal que termina domingo, dia 28, mas com a abertura oficial prevista para quarta-feira, dia 24 numa cerimónia a ser presidida pelo Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, ladeado pelo ministro da Saúde, Edgar Neves.

Numa nota de imprensa enviada a STP-Press, a comissão organizadora do evento cujo acto central será no Palácio dos Congressos, anuncia que além de representantes da União-Africana, da OMS, UNICEF, GAVI e da UNFPA foram convidados delegados de Cabo-Verde, Comores, Egipto, Guiné-Equatorial, Madagáscar, Marrocos, Seychelles e Sudão do Sul.

Durante a semana “os esforços vão estar concentrados em cobrir os 5% de crianças menores de 5 anos que ainda não têm todas as vacinas, com actividades de vacinação nos postos fixos e equipas móveis, com uma atenção especial para suplementação com a vitamina A”, adianta a nota imprensa.

O documento acrescenta que “o aconselhamento será feito às gestantes para seguirem todos os procedimentos, sobretudo, respeitar os calendários das consultas pré-natal e procurar os hospitais e centros de saúde com uma maternidade para darem à luz”.

Sob lema “todos Protegidos, as vacinas ajudam! Planeamento familiar Reforça”, as autoridades são-tomenses aproveitarão para troca de experiências e advocacia junto dos parceiros com vista à perenização dos ganhos obtidos, tanto da vacinação, quanto à redução da mortalidade materna e neonatal, que integram um conjunto de direitos que devem ser garantidos à população.

Em complemento, o distrito de Cantagalo, pelo seu desempenho reconhecido por todos, albergará uma feira de saúde, integrando vários serviços, designadamente, vacinação, planeamento familiar, nutrição, registo de nascimento, aconselhamento e sensibilização.

São Tomé e Príncipe destaca-se como 51ª posição entre os países do continente africano a lançar a iniciativa sobre a Redução Acelerada da Mortalidade Materna e Neonatal muito pelos bons resultados no domínio da vacinação com cobertura a rondar 95%. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “STP Press”

Sem comentários:

Enviar um comentário