Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Galiza - Lusofonia no Festival Primavera do Cine de Vigo

O festival projetará mais de trinta longa-metragens e curta-metragens galegas e lusófonas até 5 de maio



Mais uma vez, a cidade de Vigo está já preparada para receber o Festival Primavera do Cine, que chega este ano à sua oitava edição. O encontro, auto-definido como “evento internacional de cine galego e das áreas lusófonas”, deu já começo ontem com a retrospetiva de cinema cubano. O ciclo continuará hoje às 19.30 horas nos Multicines Norte com ‘Por primera vez‘ (Octavio Cortázar, 1968) e ‘Lucía‘ (Humberto Solás, 1968). Nos próximos dias, o certame encherá de luz e histórias vários locais da localidade, entre eles os bairros de Navia, o Casco Vello e o Calvario com as projeções ao ar livre.

A associação Reencanto Producions -organizadora do festival- apresenta nesta edição uma escolha de dez longa-metragens galegas e portuguesas entre as que figuram Trote (Xacio Baño, 2018), No intenso agora (João Moreira Salles, 2019), Deslembro (Flavia F. Castro, 2018) ou La felicidad de los perros (David Hernández, 2018). No campo das curta-metragens, a cifra ascende até 9 filmes galegos e 12 lusófonos de criadoras e criadores de diverso perfil. Por último, o encontro também tem espaço para 13 peças de animação e 19 video-clips galegos e lusófonos.

IX Encontros Arraianos de Cinema

Em linha com o seu objetivo de estimular o diálogo entre fronteiras, o festival organiza o IX Encontros Arraianos de Cinema. Serão na próxima terça-feira 30 de Abril no auditório do Instituto Camões. O ato nasce da colaboração entre numerosos cineclubes, festivais de cinema –Cinema Rural ‘Carlos Velo’, Ao Norte…– e agentes públicos e privados que se reunirão desde as 11 até as 13 horas para pôr em comum propostas colaborativas concretas como uma base de dados de instituições e eventos arraianos ou uma candidatura conjunta para a obtenção de fundos europeus.

Além das projeções e encontros, o Festival Primavera do Cine também oferece formação em interpretação autodidata com o ator Antón ‘Morris’ Durán, o próximo sábado 4 de maio às 11 horas no Auditório do Concelho de Vigo. Já é possível realizar a inscrição, que terá um custe de 10 euros. In “Portal Galego da Língua” - Galiza

Sem comentários:

Enviar um comentário