Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Guiné-Bissau – Máscaras produzidas pelo grupo Chão de Papel/Varela em exposição nos próximos meses

Bissau – Cerca de 70 máscaras produzidas pelo agrupamento cultural de Chão de Papel/Varela serão postas em exposição itinerante ao longo dos próximos meses em Bissau ou seja de 15 de Abril á 20 Julho.

Segundo um documento da organização Corubal à que a ANG teve acesso, as produções artesanais de máscaras estarão no Centro Cultural Franco Bissau Guineense, a partir da próxima segunda-feira ou seja entre 15 de Abril a 15 de Maio.

O documento indica que de 17 Maio a 19 de Junho, estará no Centro Cultural português e de 21 de Junho a 20 Julho no Centro Cultural, do Bairro de Quelele, em Bissau.

Nesta primeira fase, a exposição estará patente em Bissau depois no interior do país, mais tarde, junto das comunidades guineenses na diáspora.

“A exposição visa dar mais visibilidade a esse património cultural e iniciar o processo de salvaguarda, memorização, valorização e promoção dessas criações”, lê-se no comunicado.

O agrupamento cultural Chão de Papel/Varela, é um dos grupos mais populares da tradição carnavalesca de Bissau.

A produção artesanal de mascaras carnavalescas, segundo a organização Corubal, é um dos mais peculiares e símbolos dos saberes populares de tradição urbana guineense.  Constitui um espaço de criatividade e de invenção muito rico, ligado às tradições culturais e à crítica social, mantendo um forte elo de afirmação da identidade.

“As máscaras ganham corpo no nturudu (entrudo), enquanto actor e sujeito de uma complexa expressividade manifestada, também, através de trajes, danças, canções e coreografias únicas, que fazem do carnaval guineense uma das manifestações populares mais singulares”, refere o documento.

A iniciativa, segundo os promotores, será o primeiro passo para a concretização do Museu de Arte do Entrudo guineense. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário