Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Portugal - Os carros autónomos elétricos fabricados em Coimbra

Até há pouco tempo, a entrada na maioridade significava, acima de tudo, poder conduzir. Mais do que votar, os adolescentes dos anos 90 ansiavam por tirar a carta de condução. O automóvel era sinónimo de liberdade e maturidade e também, muitas vezes, de oportunidades de trabalho



Atualmente, as coisas mudaram tanto que o interesse dos millennials em ter um carro baixou para níveis que os fabricantes de automóveis consideram preocupantes. Aliás, algumas marcas nos Estados Unidos estão já a incluir outras opções na sua oferta, como por exemplo, a possibilidade de subscrever uma viatura através de uma assinatura mensal, o equivalente a ver uma série na Netflix ou HBO em vez de comprar o DVD. Jorge Saraiva, um dos fundadores da Tula Labs, tem consciência desta mudança de hábitos: “O automóvel elétrico atual não vai resolver o problema dos engarrafamentos. A nossa aposta vai claramente para a utilização dos transportes públicos e para a possibilidade de, depois de usarem o comboio, as pessoas terem acesso a um sistema modal que lhes permita percorrer o último troço do trajeto para chegarem a casa ou ao trabalho. A nova geração de jovens já não quer um automóvel, não lhes interessa comprar um automóvel nem possuir viatura própria.”

Fiel a esta ideia, a empresa de Coimbra, pioneira e especialista no mercado de veículos autónomos, desenvolveu um sistema versátil e dinâmico que permite transportar pessoas e mercadorias em espaços públicos ou privados tais como hospitais, hotéis, fábricas ou universidades. Os seus veículos sem condutor são elétricos, disponibilizando assim uma solução limpa, e estão especialmente indicados para ligar diferentes espaços ou edifícios dentro de um mesmo complexo, tal como acontece já no hospital Rovisco Pais.

A equipa da Tula Labs é composta por especialistas em diferentes áreas tecnológicas (robótica, software, eletrónica), disponibilizando soluções inteligentes e fluidas que permitam, acima de tudo, uma poupança nos custos. Embora, para já, os seus sistemas só funcionem em espaços controlados (com trajetos e paragens pré-definidos), a Tula Labs espera que, muito em breve, veículos como os seus se tornem habituais nos bairros das grandes cidades. Se as expectativas se cumprirem, esta não será apenas uma boa notícia para a empresa, já que será algo que nos beneficiará a todos. Álvarez Cedena – Portugal in “Diário de Notícias”



Sem comentários:

Enviar um comentário