Ocorreu ontem, 16 de Março de
2018, o lançamento da pedra fundamental do Porto São Luís, Terminal de Uso
Privado a ser construído na área portuária do Itaqui, localizado na comunidade
Cajueiro, próximo à Vila Maranhão. Com estimativa de movimentação de cerca de
10 milhões de toneladas ao ano, o Porto traz avanço econômico e gera novos
postos de trabalho na região.
O evento contou com a presença
da China Communications Construction Company (CCCC), sócia majoritária do
Porto, e com representantes da sócia brasileira WPR Portos e Terminais Ltda.
Avanços
para o Estado
A obra terá investimento de R$
800 milhões, com a conclusão da primeira fase em quatro anos. A estimativa é de
geração de 4000 mil empregos diretos durante esta primeira fase, além de
milhares de empregos indiretos.
O empreendimento de grande
porte tem à frente duas empresas sólidas em seus segmentos, como a CCCC, maior
empresa de infraestrutura da China, e a WPR, com cerca de 10 milhões de metros
quadrados de área construída no Brasil.
Infraestrutura
do Porto de São Luís
Em área de 200 hectares, serão
construídos seis berços, sendo quatro na primeira fase de construção e dois na
segunda, mais ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária.
A capacidade de movimentação
será, anualmente, de cerca de 10 milhões de toneladas, sendo sete milhões de
soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1, 8 mil
metros cúbicos de derivados de petróleo.
Aspectos
Socioeconômicos
A WPR adquiriu a área do Porto
São Luís em 2014 e realizou, de imediato, o levantamento socioeconômico na
região. A equipe de diálogo social da empresa Urbaniza cadastrou todas as 90
famílias residentes no local. O projeto foi apresentado previamente aos
moradores para, somente então, começarem as negociações de compra e venda das
residências. In “Imparcial” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário