Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 31 de março de 2018

Portugal – Apresentado autocarro de passageiros 100% elétrico


Mobilidade sustentável

A CaetanoBus desenvolveu o primeiro autocarro 100% elétrico associado ao transporte de passageiros e o operador Arriva, através da sua empresa Transportes Urbanos de Guimarães, inseriu o veículo na Linha Cidade.

Com 35 lugares sentados (12 metros),piso rebaixado para pessoas com mobilidade reduzida e ar condicionado, o autocarro tem autonomia para 150 km. O veículo pesado de passageiros caracteriza-se pela unidade motriz elétrica, sem recurso a qualquer motor auxiliar a combustão, e conjunto de baterias de apoio que permitem a autonomia dos 150 km.

O autocarro representa um investimento de 508 mil euros, comparticipado por fundos comunitários em 200 mil euros.

No dia de apresentação do veículo e da entrada em circulação do mesmo, a 29 de março, Manuel Oliveira, presidente da Arriva Portugal – Norte, comentou que o veículo vai fazer a Linha da Cidade, «a única linha verdadeiramente urbana, porque as outras estendem-se para zonas mais periféricas. Será um percurso com 208 km por dia, um carregamento durante a noite e uma paragem de 45 minutos na hora do almoço, na qual se fará uma recarga que permitirá o resto do dia do serviço».

Manuel Oliveira comentou ainda que «a Arriva tem capacidade e disponibilidade para comprar tantos autocarros quantos sejam possíveis». No entanto, relembrou que «a tecnologia ainda não está num ponto em que uma operação seja flexível o suficiente para não criar constrangimentos e, por outro lado, ainda não está num preço que torne isto inviável do ponto de vista económico».

Quanto a tecnologia, falámos com Jorge Pinto. O CEO da CaetanoBus comentou que já há «muito conhecimento» em torno da construção de um veículo elétrico. Mas este processo levanta alguns desafios ao longo do processo produtivo «porque, por exemplo, os elétricos não se podem pôr a trabalhar ao longo da linha toda, não podem estar ligados. Toda esta parte específica e relacionada com a segurança do carro é que obriga a mudar algumas coisas na nossa linha de montagem». Pequenos constrangimentos que não travam o caminho neste sentido da eletrificação e, por isso, a linha de montagem está em plena laboração. «Até ao final deste ano, esperamos produzir entre 50 a 70 unidades», avançou Jorge Pinto. Unidades que serão entregues a outras cidades.

Super carregador

A operação com este autocarro 100% elétrico é também possível graças ao posto de carregamento rápido desenvolvido pela Efacec. O QBUS é, atualmente, o único equipamento instalado em Portugal com estas características, ou seja, uma potência instalada de 150 kW. O posto de carregamento rápido está instalado na Estação Central de Camionagem e representa um investimento de 37 mil euros, não comparticipados.

Um investimento que a Câmara Municipal de Guimarães não se coíbe de assumir porque o mesmo faz parte do caminho a percorrer para se tornar uma cidade verde. «A mobilidade elétrica é objetivo estratégico da Câmara de Guimarães, sendo o posto de carregamento rápido uma valência e um incentivo a que outros operadores de transporte público disponibilizem no futuro veículos de transporte público de passageiros elétricos e híbridos plug-in, associados a carreiras regulares», estacou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães. O autarca está também a trabalhar para desenvolver uma rede de carregamento rápido no concelho que poderia ser utilizada pelo transporte público de passageiros, mas também os veículos particulares. Sara Pelicano – Portugal in “Transportes em Revista”

Características do veículo
Chassis: Tipologia low-floor ou low-entry em aço com tratamento superficial e pintura anti-corrosão
Carroçaria: Estrutura leve em alumínio
Peso bruto: 19 toneladas
Comprimento: 11,995 metros
Largura: 2,500 metros
Altura: 3,508 metros
Lotação: 35 lugares sentados
Velocidade máxima: 70 km/h



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