Mobilidade
sustentável
A CaetanoBus desenvolveu o
primeiro autocarro 100% elétrico associado ao transporte de passageiros e o
operador Arriva, através da sua empresa Transportes Urbanos de Guimarães,
inseriu o veículo na Linha Cidade.
Com 35 lugares sentados (12
metros),piso rebaixado para pessoas com mobilidade reduzida e ar condicionado,
o autocarro tem autonomia para 150 km. O veículo pesado de passageiros
caracteriza-se pela unidade motriz elétrica, sem recurso a qualquer motor auxiliar
a combustão, e conjunto de baterias de apoio que permitem a autonomia dos 150
km.
O autocarro representa um
investimento de 508 mil euros, comparticipado por fundos comunitários em 200
mil euros.
No dia de apresentação do
veículo e da entrada em circulação do mesmo, a 29 de março, Manuel Oliveira,
presidente da Arriva Portugal – Norte, comentou que o veículo vai fazer a Linha
da Cidade, «a única linha verdadeiramente urbana, porque as outras estendem-se
para zonas mais periféricas. Será um percurso com 208 km por dia, um
carregamento durante a noite e uma paragem de 45 minutos na hora do almoço, na
qual se fará uma recarga que permitirá o resto do dia do serviço».
Manuel Oliveira comentou ainda
que «a Arriva tem capacidade e disponibilidade para comprar tantos autocarros
quantos sejam possíveis». No entanto, relembrou que «a tecnologia ainda não
está num ponto em que uma operação seja flexível o suficiente para não criar
constrangimentos e, por outro lado, ainda não está num preço que torne isto
inviável do ponto de vista económico».
Quanto a tecnologia, falámos
com Jorge Pinto. O CEO da CaetanoBus comentou que já há «muito conhecimento» em
torno da construção de um veículo elétrico. Mas este processo levanta alguns
desafios ao longo do processo produtivo «porque, por exemplo, os elétricos não
se podem pôr a trabalhar ao longo da linha toda, não podem estar ligados. Toda
esta parte específica e relacionada com a segurança do carro é que obriga a
mudar algumas coisas na nossa linha de montagem». Pequenos constrangimentos que
não travam o caminho neste sentido da eletrificação e, por isso, a linha de
montagem está em plena laboração. «Até ao final deste ano, esperamos produzir
entre 50 a 70 unidades», avançou Jorge Pinto. Unidades que serão entregues a
outras cidades.
Super
carregador
A operação com este autocarro
100% elétrico é também possível graças ao posto de carregamento rápido
desenvolvido pela Efacec. O QBUS é, atualmente, o único equipamento instalado
em Portugal com estas características, ou seja, uma potência instalada de 150
kW. O posto de carregamento rápido está instalado na Estação Central de
Camionagem e representa um investimento de 37 mil euros, não comparticipados.
Um investimento que a Câmara
Municipal de Guimarães não se coíbe de assumir porque o mesmo faz parte do
caminho a percorrer para se tornar uma cidade verde. «A mobilidade elétrica é
objetivo estratégico da Câmara de Guimarães, sendo o posto de carregamento
rápido uma valência e um incentivo a que outros operadores de transporte
público disponibilizem no futuro veículos de transporte público de passageiros
elétricos e híbridos plug-in,
associados a carreiras regulares», estacou Domingos Bragança, presidente da
Câmara Municipal de Guimarães. O autarca está também a trabalhar para
desenvolver uma rede de carregamento rápido no concelho que poderia ser
utilizada pelo transporte público de passageiros, mas também os veículos
particulares. Sara Pelicano – Portugal in “Transportes
em Revista”
Características do veículo
Chassis: Tipologia low-floor ou low-entry em aço com tratamento superficial e pintura anti-corrosão
Carroçaria: Estrutura leve em
alumínio
Peso bruto: 19 toneladas
Comprimento: 11,995 metros
Largura: 2,500 metros
Altura: 3,508 metros
Lotação: 35 lugares sentados
Velocidade máxima: 70 km/h
Sem comentários:
Enviar um comentário