Cidade da Praia – Jogos
educativos digitais produzidos por alunos da Universidade de Cabo Verde
(Uni-CV) vão fazer parte de uma exposição do Museu da Língua Portuguesa a ter
lugar em Junho, na sede Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), na
Praia.
Os jogos foram produzidos no
âmbito de uma oficina, realizada pela Uni-CV em parceria com o IILP, o
Leitorado Brasileiro Cabo Verde, a Embaixada do Brasil em Cabo Verde, o Centro
de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra e Museu
da Língua Portuguesa.
Segundo o coordenador do curso
de Engenharia Informática da Uni-CV, Domingos Andrade, a ideia foi utilizar os
jogos para tornar mais fácil o entendimento da língua portuguesa junto da
população dos diversos países que falam o português.
“Como sabemos dentro da língua
portuguesa temos uma variação de palavras para designar um mesmo um objecto ou
um mesmo acto. E encontramos a forma de jogos para tornar mais fácil
entendimento da língua para população em geral”, explicou.
Durante a Oficina foram
produzidos quatro jogos, toponímia e gentílicos, as formas adaptadas e
não-adaptadas, a variação léxica e as variedades fonético-fonológicas, cujos
dados sistematizados foram fornecidos pela equipe do Centro de Estudos de
Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, enquadrado no Projecto
Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, do IILP.
Os jogos são interativos e vão
apresentar uma imagem e diversas opções de palavras para que o jogador acerte
aquela que se refere ao país indicado.
“O nosso objectivo é mostrar
as diferentes formas de se referir a uma mesma coisa. Por exemplo, aqui em Cabo
Verde dizemos autocarro, mas no brasil dizem ónibus. Por isso, apresentamos
três opções para testar o conhecimento das pessoas e estas, por exemplo, vão
tentar acertar em que país é usado autocarro”, explicou o formador Amândio
Furtado.
Os jogos vão ser testados e
expostos em Junho e Julho e, de seguida, poderão ser colocados nas plataformas
digitais.
A oficina, que foi encerrada
hoje, teve como formador o brasileiro Bruno Palermo. Os jogos vão ser testados
e expostos e, de seguida, poderão ser colocados nas plataformas digitais. In “Inforpress”
– Cabo Verde
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