Num mundo incerto e conturbado, a cooperação entre Singapura e a China é “especialmente valiosa”, para benefício das respectivas populações, disse o ministro sénior Lee Hsien Loong ao Presidente chinês, Xi Jinping, numa reunião em Pequim, na terça-feira.
Lee Hsien Loong está numa visita oficial de seis dias à China para celebrar o 30º aniversário de Singapura e o principal projecto na China, o Parque Industrial de Suzhou (SIP), e para se reunir com os líderes chineses. Falando antes de um jantar oferecido por Xi, Lee observou que as tensões entre as principais potências se intensificaram e que os países estão a enfatizar a segurança nacional e a resiliência da cadeia de abastecimento, em vez da integração económica e da cooperação multilateral internacional.
“E torna ainda mais importante, num ambiente como este, que países com ideias semelhantes, tanto grandes como pequenos, trabalhem em conjunto para desenvolver a nossa cooperação da melhor forma possível, em benefício dos nossos povos”, disse Lee, citado pela imprensa da Cidade-Estado. O líder chinês apelou ainda a mais colaboração, uma vez que Singapura e a China elevaram a sua relação bilateral em 2023 e que os dois países assinalam 35 anos de relações diplomáticas em 2025.
Nos seus 20 anos como Primeiro-Ministro de Singapura, visitou a China 14 vezes, o que fez dele um dos líderes estrangeiros que mais visitam o país. O Presidente chinês disse estar feliz por ver Lee novamente. “De qualquer modo, costumávamos encontrar-nos frequentemente no passado”, disse o Presidente, sorrindo. Ao dar as boas-vindas a Lee no seu novo cargo de ministro sénior, Xi fez-lhe um elogio: “Internacionalmente e na Ásia, é considerado um político veterano”. Quer se trate das conquistas alcançadas por Singapura ou da promoção da cooperação internacional ou regional, Lee fez contribuições importantes, disse Xi, felicitando-o também pela transição bem-sucedida de poder na liderança de Singapura. “É um velho amigo do povo chinês, um bom amigo, e tem um interesse e apoio a longo prazo na cooperação China-Singapura”, frisou Xi, que mais tarde recebeu o senhor e a senhora Lee para jantar. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário