O Instituto Português do Oriente irá sediar o Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE da Ásia nos dias 22 e 23 de Novembro, um evento sobre o ensino de português como língua estrangeira na Ásia, enfocando este ano nos avanços tecnológicos e estratégias de ensino inovadoras. O evento pretende promover a colaboração e dotar os educadores das ferramentas necessárias para melhorar as suas práticas de ensino e melhorar os resultados dos alunos
O Instituto Português do Oriente (IPOR) vai receber a nona edição do Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE da Ásia (EPR2024) nos dias 22 e 23 de Novembro. O evento terá lugar no Auditório Dr. Stanley Ho do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, com o apoio da Fundação Macau e da STDM.
O EPR2024 tem como objectivo fomentar discussões sobre o ensino da língua e da cultura através de workshops que privilegiam experiências concretas e diferentes contextos educativos. Esta iniciativa procura valorizar a investigação sobre a língua portuguesa e as culturas dos países lusófonos, reforçando simultaneamente o papel de Macau na dinâmica pedagógica e científica do ensino da lusofonia.
O tema deste ano, “Os Avanços Tecnológicos no Ensino-Aprendizagem de PLE: Estratégias, Desafios e Perspectivas Pedagógicas”, explorará o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, bem como os recentes desenvolvimentos da inteligência artificial, no ensino das línguas. O fórum abordará a forma como estes avanços influenciam as metodologias de ensino e contribuem para o desenvolvimento intelectual, linguístico e sociocultural dos alunos.
O professor António Branco, director geral da Infraestrutura de Investigação PORTULAN CLARIN e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, abrirá o painel de comunicações no primeiro dia do evento. O Instituto Internacional da Língua Portuguesa também participará no EPR2024, prestando apoio institucional e contando com a presença do seu director executivo, João Neves, na sessão plenária. No evento estarão ainda presentes a Embaixadora Florbela Paraíba, presidente do Camões I.P., e diversos professores de língua portuguesa das várias universidades da região Ásia-Pacífico. Estas instituições incluem a Universidade da Indonésia, a Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, a Universidade de Comunicações da China, a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (SISU), a Universidade de Hanói, a Universidade de Nova Deli, a Universidade de Goa e a Universidade de Chulalongkorn.
O EPR2024 representa assim mais um passo a caminho da integração da tecnologia no ensino das línguas, em particular, do português como língua estrangeira. Ao abordar os desafios actuais e explorar estratégias inovadoras, o evento visa dotar os educadores das ferramentas necessárias para melhorar as suas práticas de ensino e melhorar os resultados dos alunos. Guiomar Salema – Macau in “Ponto Final”
Sem comentários:
Enviar um comentário