Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Portugal – Acordo de entendimento com a China liga porto de Sines ao projecto “Rota da Seda”

Portugal vai assinar um acordo de entendimento com a China para ligar o porto de Sines ao denominado mega projecto de integração internacional promovido por Pequim – “Uma Faixa, Uma Rota”, designado por muitos como a nova “Rota da Seda”, que continua a fazer desconfiar” a Europa, apesar dos países que mais contestam serem os que detêm mais investimentos chineses



Não é propriamente uma novidade. Desde há alguns anos que a posição geográfica e as boas condições do porto de Sines estavam sinalizadas pelo interesse do Estado chinês, o que, por outro lado, coincide com a vontade do Governo de Lisboa de dinamizar uma estrutura portuária que tem capacidade de desenvolvimento muito para além das existentes actualmente.

Fontes do governo português recordaram ao JTM que as manifestações de interesse entre os dois países sobre o porto de Sines já vêm do governo de Passos Coelho, mas ganharam maior dinâmica a partir da entrada em funções do executivo de António Costa, que, pela parte portuguesa, cometeu o dossier ao secretário para a Internacionalização, que por várias vezes se deslocou a Pequim com o assunto no topo da agenda das relações económicas bilaterais.

A novidade actual é que, a antecipar a visita de Xi Jinping a Portugal, o acordo de entendimento foi já anunciado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, num encontro com correspondentes estrangeiros. “Queremos assinar um memorando na próxima semana para a integração do porto de Sines à Rota da Seda”, afirmou salientando que quer transformar o local num “elemento importante” da parte europeia da denominada “Uma Faixa, Uma Rota”.

“O porto tem a melhor capacidade disponível, é de águas profundas, e tem uma localização óptima para receber e servir as rotas transatlânticas, mediterrâneas e as do Cabo”, explicou. Situado a 160 quilómetros a sul de Lisboa, o terminal de contentores de Sines é gerido por Singapura e por ali passa um terço do gás liquefeito exportado pelos EUA para a Europa, sendo um dos poucos portos europeus com a capacidade de armazenamento. A verdade é que Sines é um dos raros portos de águas profundas europeus na confluência entre continentes, onde os grandes navios contentores podem acostar.

Por isso, de acordo com o Primeiro-Ministro português, Sines poderá ser uma importante interface da Europa com o restante do mundo e o governo de Portugal acredita que ele é bastante relevante para o desenvolvimento das relações entre o continente europeu, a Ásia e as Américas justificando a utilização do novo Canal do Panamá pela China como a via mais rápida e mais barata de atingir os mercados atlânticos.

Espanha diz não mas também disse sim

A postura do Primeiro-Ministro de Portugal difere da manifestada pela Espanha na semana anterior. O Presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, recebeu Xi na terça-feira da última semana e negou integrar o país neste projecto chinês, mas também assinou um “memorando de entendimento” entre o porto de Algeciras e o porto de Ningbo (a antiga Liampó, onde os portugueses aportaram antes de se fixarem em Macau), o maior porto do mundo em volume de actividade.

“Há uma manobra geopolítica de tentar manter relações internacionais num momento complicado para a China”, explicou à AFP Ángel Saz Carranza, director do centro de geopolítica e empresas ESADEGeo considerando que a “guerra comercial em curso com os Estados Unidos” (já temporariamente suspensa à margem da reunião do G20) se pode estender à Europa cujos Estados-membros se pronunciarão em Dezembro sobre o controlo dos investimentos estrangeiros, incluindo os chineses, a fim de proteger sectores-chave como a energia.

Foi nesse contexto que Xi prometeu na quarta-feira no Senado espanhol “agilizar o acesso ao mercado chinês” e “aumentar a protecção à propriedade intelectual”, o que para o analista mais não é que uma prova que “para Pequim é “o momento de fazer declarações públicas para tentar abrandar a opinião europeia”.

Jean-François Di Meglio, presidente do “think tank” Asia Centre, com sede em Paris disse à AFP que nesta viagem ibérica, Pequim tenta “encontrar caminhos fáceis de acesso para os investimentos chineses na Europa, e consolidar o que foi conseguido” nesses países apesar das reticências de outros governos europeus.

França, Alemanha e Itália pedem há anos uma legislação europeia que permita filtrar certos investimentos. Esses países preocupam-se que grupos estrangeiros, em particular chineses, assumam o controlo de tecnologias-chave, comprando empresas europeias de uma maneira consideram desleal.

Madrid e Lisboa têm sido mais receptivos, embora “em números absolutos, os investimentos chineses sejam mais significativos no Reino Unido e na Alemanha, mas em percentagem em relação ao PIB são maiores na Espanha e em Portugal”, frisou. 

Um megaprojecto internacional

“Uma Faixa, Uma Rota” é um megaprojecto internacional de infras-estruturas para ligar a China com os seus vizinhos na Ásia e os demais continentes e na verdade é constituído por várias rotas, tendo como pano de fundo a globalização comercial e o desenvolvimento dos países de forma a tornar menos evidente a diferença entre países ricos e pobres, como se prova com a sua extensão à África.

Desde o início, o plano dividiu a União Europeia entre os que apoiam a iniciativa, como a Grécia, Polónia e Portugal, e outros países que observam a proposta com receio, como Alemanha e França. A posição portuguesa é bastante compreensível pois várias empresas chinesas já possuem grandes investimentos em sectores estratégicos de Portugal, controlando, por exemplo, 28,25% do grupo Energias de Portugal (EDP).

Segundo a imprensa portuguesa, porém, o Governo de Lisboa não irá propriamente integrar o plano “Uma faixa, Uma rota”, mas sim, tal como Espanha vai assinar apenas um “memorando de entendimento” para estabelecer a “cooperação entre Portugal e a Rota da Seda”, de acordo com uma fonte diplomática portuguesa. Portugal quer que o investimento industrial chinês suba um novo degrau – da compra de empresas para a construção de raiz” acentuava o “Público”.

O caso do Porto de Sines é um exemplo. Vai abrir um concurso público para a construção do novo terminal, já baptizado como Vasco da Gama, e Portugal veria com interesse que a China fizesse o terminal de raiz, com naturais benefícios de gestão do projecto durante um período de tempo. A imprensa portuguesa refere que há conversações entre as duas partes, mas o Governo de Lisboa não deixa de acentuar que “aberto o concurso público internacional ganhará quem fizer a melhor oferta.”

Uma nota oficial, distribuída em Portugal, refere ainda que no dia e meio da visita do Presidente Xi Jinping “está prevista a assinatura de um total de 19 instrumentos legais que culminam um processo de intensa negociação bilateral em áreas que vão da cultura à ciência e da agro-indústria ao comércio”.

O Governo de António Costa espera que dos contactos a manter (a delegação chinesa integra vários ministros) haja uma mútua abertura dos mercados garantindo, desde logo o aumento das exportações para o mercado chinês, mas a abertura de uma nova rota aérea directa entre Lisboa e Pequim (muito possivelmente com a nacional Air China em vez da privada Capital Airlines que já deteve a rota e a suspendeu recentemente).

Outra questão, que existe de há muito e talvez possa ter alguns desenvolvimento é o da exportação da carne de porco portuguesa que a China não tem aceite alegando “questões de saúde pública” e naturalmente a cooperação no âmbito dos países africanos de expressão oficial portuguesa que Pequim cometeu a Macau através do Fórum Macau.

A cooperação científica e tecnológica pode igualmente ter desenvolvimentos em especial na troca de estudantes e investigadores. Ricardo Jorge – Portugal in “Jornal Tribuna de Macau”

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