Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Guiné-Bissau - Relatório revela desnutrição crónica em mais de 30 por cento das crianças

Bissau - O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares afirmou que o balanço das consultas gratuitas revela prevalência nacional da desnutrição crónica em mais de 30 por cento nas crianças de 6 a 13 anos.

Agnelo Augusto Regala que falava na cerimónia de comemoração do segundo ano consecutivo do Dia Nacional da Nutrição sob o lema “Compromisso com Melhoria de Nutrição para todas e todos”, acrescentou  que a região de Oio conta com 44 por cento de crianças nessa situação, Bafatá 40%, Biombo 38%, Gabú 37% e Tombali 33%  de  taxa de desnutrição crónica.

Disse que o governo aprovou no dia 6 de Setembro do ano transato a proposta de estabelecimento de dia 18 de Dezembro como dia Nacional da Nutrição demostrando assim a vontade política e o compromisso perante a população guineense, de acabar com a desnutrição crónica e melhorar o sistema nutricional.

Agnelo Regala solicitou à comunicação social guineense para se empenhar na sensibilização e divulgação sobre a importância de alimentação adequada e saudável, bem como na promoção do rico património alimentar com enorme potencial.

Por sua vez, o presidente do parlamento infantil disse estar preocupado com a situação nutricional do país, apesar de haver, internamente, um grande potencial nutritivo, o que falta é a valorização dos produtos nacionais.

Para Júnior Sebastião Tambá, o que falta é a valorização dos produtos nacionais. Tamba manifestou a sua indignação perante o que considera “péssima inspeção” dos produtos alimentares e a falta de conservação adequada dos mesmos.

Disse que, enquanto parlamentarista, tudo fará para que as leis sobre a nutrição sejam aprovadas e implementadas, a fim de extinguir consumos de produtos alimentares inapropriados.

A diretora do Serviço Nacional de Nutrição, Ivone Menezes lamentou as dificuldades que o serviço enfrenta. “A Direção de nutrição depende dos parceiros, mas, infelizmente, neste momento muitos fecharam as suas portas. O país tem uma política e plano estratégico de nutrição e de sobrevivência da criança que até agora não foram aprovados,“ sublinhou.

Ivone de Menezes contestou que a lei do aleitamento materno não está a ser implementada, o que, a seu ver, está a agravar a situação nutricional das crianças na Guiné-Bissau, onde muitas mães dão leites enlatados aos seus bebés, provocando-lhes diarreias. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário