Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

China – Obras de Dong Qichang no Museu de Xangai



A obra de Dong Qichang (1555-1636), pintor chinês da dinastia Ming e um dos mais importantes nomes da história da arte chinesa, está agora em destaque no Museu de Xangai. A exposição The Ferryman of Ink World: Dong Qichang’s Calligraphy and Painting Art apresenta um total de 154 pinturas e trabalhos de caligrafia deste museu e de outras 15 instituições chinesas e internacionais, como o Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque, ou o Museu Nacional de Tóquio.

A mostra, que reúne também trabalhos de artistas influenciados por Dong, está dividida em três secções: “Dong Qichang e o seu tempo”, “Conquistas e transcendência de Dong Qichang” e “Influência de Dong Qichang e trabalhos copiados”.

“Acreditamos que esta exposição, acompanhada de publicações, seminários e de um simpósio internacional, vai alargar a nossa perspectiva para reavaliar Dong Qichang e as iniciativas artísticas dos seus pares nos finais da dinastia Ming”, escreve o Museu de Xangai numa nota introdutória à mostra.

Pintor e calígrafo, Dong Qichang foi também um teórico destes dois campos. Especializou-se na pintura de paisagem e influenciou gerações de artistas chinesas. De acordo com o jornal em língua inglesa China Daily, esta exposição, que está em exibição até 03 de Março de 2019 no Museu de Xangai, revela ainda detalhes que podem ajudar académicos a determinar se uma obra foi ou não criada por Dong.

“Por ter alcançado grande fama e impacto na história da arte chinesa, o seu trabalho coexistiu durante a sua vida com falsificações. Muitos artistas também seguiram o seu estilo e princípios, o que fez com que muitos trabalhos acabassem por se confundir com as suas criações”, escreve a publicação. In “Extramuros” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário