Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 22 de dezembro de 2018

Portugal - Allianz compra o maior projecto de energia solar

A Allianz Capital Partners, em nome da seguradora Allianz, acaba de divulgar a aquisição do projecto Solara de 218,8 megawatts (MW) em Portugal. Os trabalhos de construção da Solara já começaram e a execução do projecto está prevista para o Verão de 2019.

Após a aquisição da primeira central solar fotovoltaica em Ourique, em Outubro deste ano, a Allianz investe agora num segundo projecto de energia solar sem subsídios públicos do Estado português.

A Solara está localizada no Sul de Portugal, em Vaqueiros, no distrito de Faro, a cerca de 230 km a sudeste de Lisboa.

Portugal: mais de 50% de energia proveniente da eólica

Portugal é um dos principais países europeus na produção de energia renovável, com mais de 50% de energia proveniente de energia eólica, solar e hídrica.

A Solara será o maior projecto solar em Portugal: terá uma capacidade de 218,8 MW e irá fornecer energia renovável para aproximadamente 100 mil casas da região por ano, equivalente à energia necessária para abastecer uma cidade do tamanho do Porto, durante um ano.

Segundo fonte da Allianz, trata-se de um projecto importante para a área de Vaqueiros que recentemente foi impactada pelo decréscimo da população. O projecto trará benefícios económicos para o local e irá empregar 1.500 pessoas para os trabalhos de construção.

O projecto Solara irá cumprir os termos de um contrato de compra de energia de preço fixo de 20 anos (PPA).

Dos principais investidores em energias renováveis na Europa

“A Allianz é um dos principais investidores em energias renováveis na Europa, uma vez que pretendemos liderar a indústria no que se refere à integração de fautores ESG (Environmental, Social and Governance) nos nossos negócios de investimento”, diz o director de Energias Renováveis da Allianz Capital Partners, Marc Groves-Raines.

Acrescenta aquele responsável que “este é já o nosso segundo investimento em Portugal sem subsídios em conjunto com um PPA. Estamos muito satisfeitos por nos associarmos novamente com a WElink neste projecto solar tão atractivo. Com o nosso 9.º investimento solar – a Solara, teremos mais de 90 projectos incluídos nosso portefólio de energias renováveis”.

9 parques eólicos e 83 centrais solares

Os investimentos da Allianz no setor da energia renovável somam já 9 parques eólicos e 83 centrais solares, localizados na Áustria, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia e Estados Unidos. Os parques eólicos e solares da Allianz conseguem gerar energia renovável suficiente para abastecer mais de um milhão de residências.

A Allianz Portugal integra o Grupo Allianz, um dos maiores grupos financeiros do Mundo, presente em mais de 70 países e com cerca de 145 000 colaboradores.

A Allianz Portugal tem, também, como accionista e principal parceiro estratégico, o Banco BPI. Conta actualmente com cerca de 600 colaboradores e mais de 6000 mediadores em todo o País.

Desde Dezembro de 2004, a Allianz Portugal é uma seguradora com Certificação da Qualidade ISO 9001, que abrange a maior parte dos seus produtos e serviços. João Borges – Portugal in “Agricultura e Mar Actual”

Sem comentários:

Enviar um comentário