Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Moçambique - Combate à desnutrição infantil

Cerca de 62 biliões de meticais, o equivalente a 11 por cento do Produto Interno Bruto nacional, são gastos, anualmente, em acções de combate à desnutrição infantil no país, com vista à erradicação da malnutrição até 2030, tal como recomendam as Nações Unidas, no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

O governo, em parceria com o sector privado e organizações não-governamentais, está a trabalhar em diversos pontos do país na implementação de projectos nutricionais, principalmente nas zonas consideradas mais críticas.

Um dos parceiros do governo é a Fundação Sérgio Gago, que realizou um estudo-piloto sobre os efeitos do consumo da farinha de banana na melhoria do estado nutricional dos alunos da Escola Primária Completa de Mutsekwa, no distrito municipal da Katembe.

Segundo a Rádio Moçambique, na apresentação do relatório do estudo, ontem, em Maputo, o presidente da Fundação, Aníbal Samuel, explicou que a introdução da farinha de banana na alimentação das crianças melhora o aprendizado e pode contribuir para a redução do índice de reprovações nos petizes dos seis aos 14 anos.

O relatório concluiu, também, que há pouca introdução de papas enriquecidas na dieta alimentar de dezenas de crianças envolvidas no estudo.

Criada há pouco mais de três anos, a Fundação Sérgio Gago diz que em breve será feito um estudo similar no distrito de Chibuto, província de Gaza. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário