Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Portugal - A engenharia nacional fornece turbina de ar com 1,5 MW para energia das ondas

A empresa tecnológica Kymaner anunciou hoje que firmou um contrato com a sociedade Bombora Wave Power Ltd, com sede no Reino Unido, para fornecimento daquela que é até à data a maior turbina de ar desenvolvida para aproveitamento da energia das ondas, com uma potência nominal máxima de 1,5 MW. A excelência da engenharia portuguesa na energia das ondas é reconhecida internacionalmente, sendo esta realização o culminar de mais de quarenta anos de investigação aplicada.

A turbina inicia agora o projeto e tem o fornecimento agendado para o final de 2019. O trabalho será desenvolvido em estreita relação com o Grupo de Energia das Ondas do Instituto Superior Técnico (IST) e será completamente produzida em Portugal. O fornecimento incluirá as condutas de circulação do ar, a instrumentação e o comando do sistema. A turbina de ar unidirecional integrará o inovador sistema mWave de conversão de energia das ondas em energia eléctrica, a instalar ao largo da costa do Pais de Gales para testes nos dois anos seguintes e será otimizada para responder aos requisitos particulares do sistema.

O sistema mWave é fixo ao fundo a profundidades de cerca de 10m, onde uma grande parte da energia das ondas está disponivel ao abrigo das fortes ações marítimas à superfície. O sistema dispõe de uma série de membranas insufláveis montadas numa estrutura fixa ao fundo que, por ação das ondas incidentes, faz circular o ar em circuito fechado através da turbina. O gerador acoplado completa a conversão da energia das ondas em energia elétrica. O ar é então reciclado nas membranas insufláveis, pronto para a próxima onda. In “WavEC” - Portugal



Sobre a empresa

A Kymaner, Tecnologias Energéticas, Lda. é uma empresa com capital 100% português, criada em 2005 para desenvolver tecnologias de aproveitamento de energia das ondas, em particular turbinas de ar especiais, e detem os direitos de desenvolvimento e comercialização de 2 patentes nacionais: a turbina biradial e um conversor flutuante de energia das ondas. O Grupo de Energia das Ondas do IST é um dos líderes a nível mundial na área e as suas atividades cobrem a maioria das áreas tecnologicas associadas à energia das ondas, detendo várias patentes nessa área de especialidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário